10 respostas sobre Remap

Remap é a reprogramação na parte de injeção eletrônica, esse procedimento altera o software encarregado por administrar o funcionamento do motor do veículo. Todo este procedimento e atualização de software é resumidamente para deixar o motor mais “envenenado”.

Dicas
5 meses atrás
10 respostas sobre Remap

Qualquer veículo com sistema de injeção eletrônica pode fazer uma reprogramação no software, qualquer um, desde carros, motos, camionetes, caminhões, ou então máquinas agrícolas e moto aquática.

Qual é o ganho de potência que o Remap proporciona?

O ajuste do chip está alterando ou modificando um chip de memória programável apagável e somente leitura na unidade de controle eletrônico de um automóvel ou outro veículo para obter desempenho superior, seja mais energia, emissões mais limpas ou melhor eficiência de combustível.
O ajuste do chip está alterando ou modificando um chip de memória programável apagável e somente leitura na unidade de controle eletrônico de um automóvel ou outro veículo para obter desempenho superior, seja mais energia, emissões mais limpas ou melhor eficiência de combustível.

A princípio os veículos são separados em dois tipos, podendo ser turbo ou naturalmente aspirado. A combustão do motor turbo pode ser a gasolina, etanol ou diesel, quando o combustível é gasolina ou etanol pode-se ter um ganho médio de 20 a 30% na potência do motor, já na combustão a diesel o ganho se torna maior no torque. Os aspirados, por sua vez, têm ganhos de até 12% tanto no torque quanto na potência.

De que forma podemos comprovar os ganhos?

Para isso podemos usar uma ferramenta chamada dinamômetro, com ela se faz uma leitura do veículo antes e depois do Remap, e dessa forma conseguimos constatar de fato qual foram os ganhos após a atualização do software.

Este tipo de procedimento pode causar algum dano no veículo?

Antes de iniciar o Remap é importante analisar se as peças do veículo estão todas em perfeito estado. Os desgastes das peças, nesse caso, acabam acelerando o fim da vida útil de toda a mecânica do veículo, isso quer dizer que quanto mais novo o automóvel maior a durabilidade do sistema. Por exemplo, um veículo onde a quilometragem ultrapassa 200 mil km rodados, se torna mais propício a dar problema por causa do desgaste das peças. Ou seja, o Remap não estraga seu veiculo se as peças estiverem em bom estado.

Qual o modo de fazer um Remap?

O Remap pode ser realizado de duas maneiras diferentes, podendo ser em bancada ou OBD. Quando se está na bancada, retira-se a central eletrônica do veículo, em alguns casos é necessário desmontá-la para fazer a leitura do arquivo pelo computador, e após a alteração realizada a central é novamente montada e instalada.

O método mais comum é OBD (uma tomada de diagnóstico) esse método nos evita a retirada da central, todo o procedimento torna-se bem mais prático e seguro.

Ambos os procedimentos para execução são totalmente adequados para o bom funcionamento do sistema, o que diferencia é que no método ODB não precisa remover a central causando o rompimento dos lacres do fabricante, porém não é sempre possível realizar o procedimento no método ODB, aí entra o sistema mais tradicional, o de bancada.

Remap é tudo igual?

O que muda é a qualidade do arquivo de uma empresa para outra. Como todo produto ou procedimento deve ser realizado por pessoas capacitadas para garantir sempre a qualidade esperada, por isso antes de realizar qualquer procedimento em seu veículo é importante fazer uma séria pesquisa para que você tenha um bom atendimento, evitando danos e custos indesejados.

Qual a importância de escolher uma boa empresa?

Há uma variedade de empresas no mercado, uma que só faz o mapa, outra que faz mapa e mecânica, e até aquele “cara” que vai até sua casa para fazer o mapa. O fato está no “pós-venda”, deve-se pensar que se vir a apresentar algum tipo de problema, é extremamente importante que você tenha o amparo da empresa que lhe prestou o serviço para buscar soluções onde você não terá dor de cabeça.

É recomendado que a empresa que irá lhe prestar o serviço possa fazer o trabalho completo, a mesma que fez o mapa deve ser a mesma que vai fazer a mecânica.

E quanto a durabilidade?

O Remap é através da mudança do software da unidade eletrônica nativa que gerencia o motor dessa maneira alterando parâmetros originais sem nenhum tipo de módulo extra, já o Chip atua através da instalação de um módulo suplementar (geralmente programável) que trabalha em conjunto com a central eletrônica do veículo
O Remap é através da mudança do software da unidade eletrônica nativa que gerencia o motor dessa maneira alterando parâmetros originais sem nenhum tipo de módulo extra, já o Chip atua através da instalação de um módulo suplementar (geralmente programável) que trabalha em conjunto com a central eletrônica do veículo

A durabilidade irá acontecer conforme o bom estado das peças do motor e geral, isso vale tanto para motores turbinado ou aspirado, vai também da forma com que exerce a pressão no veículo diariamente ou em apenas no dia de acelerar sua máquina, por isso também a importância da empresa capacitada na prestação do serviço, lá você terá um diagnóstico de como está toda a vida útil de seu motor e demais partes tendi orientações o que precisa trocar ou apenas zelar pela manutenção.

Qual o tempo de execução do serviço?

Tudo depende de empresa para empresa e de carro para carro, tem carro que dá para fazer rápido e tem outros que nem tanto. Também influencia o modo que será a execução do serviço. Normalmente o tempo mínimo é de 5 à 6 horas, com um tempo médio de 1 dia e tempo máximo de 2 dias para aquele caso onde o procedimento precisa ser o de bancada ou os que precisam passar por manutenção antes da inicialização dos trabalhos.

Tem ou não maior consumo de combustível?

A instalação do sistema pode sim de fato melhorar o consumo de combustível sim, apesar de tudo isso fazer com que temos ganho de potência e torque o desenvolvimento da aceleração se torna mais rápido evitando a permanência da aceleração ocasionando a diminuição do consumo. É claro que isso irá influenciar de motorista para motorista, quando houver aqueles com o “pé mais pesado” o aumento do consumo se torna maior, porém junto com ele a adrenalina também cresce.

Carro com garantia de fábrica perde seus benefícios após um Remap?

Um veículo que passou por Remap perde sim sua garantia, justamente porque Remap é uma alteração de software de controle do veículo fazendo com que ele perca sua originalidade de fábrica.

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?