45 anos do Polo Automotivo de Betim

O polo automotivo de Betim da Fiat, chega a ser uma das maiores empresas de automóveis do mundo inteiro, com grande capacidade inclusive de desenvolver um carro do zero e seguir com os seus princípios e valores.

História
4 meses atrás
45 anos do Polo Automotivo de Betim

No dia 9 de julho deste ano, a Polo completou 45 anos de atividade, e mostra perspectivas grandes para o futuro, com novas gerações de veículos baseados no melhor da tecnologia.

A marca agora está investindo em áreas abrangentes da tecnologia e modernização, para fabricar os melhores equipamentos e veículos.

A história do Polo Automotivo de Betim

Produção do primeiro protótipo - montagem 1975
Produção do primeiro protótipo – montagem 1975

Tudo começou em julho de 1976, onde a empresa começou a se instalar fora da cidade, com o objetivo de revolucionar a economia e o perfil dessa cidade de Minas.

Com a chegada do polo, novas áreas começaram a ser exploradas, e com isso foi possível abranger e dar ainda mais foco às indústrias mineiras.

Montagem Final 1979
Montagem Final 1979

Com muitos desenvolvimentos, hoje a fábrica é um centro que acaba reunindo pelo menos 120 fornecedores, sendo uma das maiores do mundo, além disso, elas tiveram investimentos em sistemas denominada como “mineirização”, que é o Just In Time (JIT) e o Just In Sequence (JIS).

A fábrica impactou positivamente para as áreas de indústria em Minas Gerais, hoje ela é a maior da América Latina, tendo basicamente 2,2 milhões de metros quadrados de ocupação, e produz pelo menos 700 mil veículos comerciais e 1,3 milhões de motores ao ano.

Desenvolvendo um veículo do zero

Foto aérea do Polo Automotivo Fiat (2020)
Foto aérea do Polo Automotivo Fiat (2020)

Uma das capacidades que a fábrica tem, é de tirar a ideia do papel e passar para as tarefas práticas da realidade. Então, basicamente para se produzir um carro do zero, precisam ser realizadas sete fases de preparação.

A primeira fase é o conceito do veículo, e para isso existe um lugar próprio denominado como Hub Center, que é onde esses desenvolvimentos vão começar a acontecer e dar vida ao projeto, como definições de estratégias e parâmetros.

Agora é hora de colocar mais forma para esses conceitos já criados, e isso acontece no Design Center ou Tech Center. Todos os desenhos e definições vão começando a se materializar, combinando diversas imagens para criar algo já moderno e sofisticado.

Vamos falar da área de Development Center, que é um dos lugares que mais tem espaço para trabalhar, então ele vai juntar todos os conceitos materialistas e começar a introduzir na parte técnica e mecânica da coisa.

Agora vai começar a fase de análise de processos, então é onde entra a parte do Virtual Center que se encarrega dessas avaliações virtuais, e da parte de manufatura, que começa a engajar e desenvolver as ferramentas necessárias para a industrialização.

Ainda assim, pode ficar algum detalhe para trás, e o responsável por verificar isso é o. Component Center, que começa a avaliar item a item.

Depois passar por etapas de conceito, definições do produto e de estratégias, junção de detalhes e verificações dos processos e das etapas acima, começa a parte de testes do projeto, que acontece na parte de Safety Center.

Esses testes geralmente são feitos para entender como está a performance, conforto, desempenho e outras aquisições do veículo. Muitos deles ainda podem ser assistidos por alguns clientes.

um design funcional, um design italiano

Processo Produtivo Nova Strada - Foto: Leo Lara
Processo Produtivo Nova Strada – Foto: Leo Lara

Um dos conceitos que marca a consolidação do veículo, não é somente o design externo com junção de cores, disposição do capô, equipamentos e outros, mas sim da funcionalidade que ele vai trazer.

Portanto, além de se apresentar detalhadamente de modo moderno e sofisticado, ele também tem que ser funcional, deixando com que todos os seus componentes, cores e outras aquisições o tornem digníssimo de sua função.

Um dos seus queridinhos que chegou arrasando os corações dos fãs no Brasil, foi a Fiat Toro e a nova Strada, que veio superando gerações anteriores, apresentando um design elegante e totalmente funcional.

Uma produção cheia de paixões

Fábrica de Veículos
Fábrica de Veículos

Pierluigi Astorino, é o responsável por toda manufatura da fábrica e ele salienta pontos extremamente importantes em relação às fabricações dos veículos, e como os mesmos sempre conseguem se destacar nas multidões.

“Não é algo comum uma fábrica ter capacidade de lançar a cada ano um novo carro. Isto significa ser competitivo, significa sucesso de mercado”. Salienta Pierluigi.

Assim ele explica que, a fábrica não é apenas um lugar para fabricação, mas sim um lugar que envolve diversas paixões, que cada um que produz um pouco coloca amor e determinação naquilo que faz.

Portanto, ele salienta que, criar veículos para competitividade de mercado não é o objetivo da empresa, mas sim trabalhar com paixão, qualidade, performance, destaque e cuidado, para planejar aquele carro do ano.

Para que todas essas aquisições estejam presentes no produto, é preciso passar por todas as etapas que falamos acima, desde o conceito, até as definições, planejamento e testes.

Além disso, ele diz que depois de 45 anos de empresa, tudo o que era pra ser manual foi deixando de “existir”, priorizando a tecnologia e o modernismo do futuro, e aumentando a sua capacidade de produção.

Ideologia da relação com os clientes

Usinagem Transmissões - Foto: Leo Lara
Usinagem Transmissões – Foto: Leo Lara

Mais que uma empresa, é preciso que as relações entre os clientes sejam limpas e sem defeitos, com amor, com respeito e dignidade.

Geraldo Barro, que é responsável pela Customer Experience da Sallantis, e que atua diretamente no setor da qualidade dos veículos da Polo de Betim, explica que para você construir um veículo, não é apenas a parte material que se deve olhar ou prezar, mas sim as relações com os clientes que acompanham a sua jornada.

Pré-montagem cabeçote - Foto: Leo Lara
Pré-montagem cabeçote – Foto: Leo Lara

Portanto, demonstrar ao cliente a sua relação limpa, clara e com paixão, é onde você conquista o coração dos amantes da marca, e mostra que a experiência do consumidor é a qual vai contar para todo o seu sucesso e trabalho.

A Fiat é uma marca líder, onde diversos veículos já foram produzidos com detalhes e cuidados que sempre precisam ter, além de apresentarem grande sofisticação, funcionalidade e conforto para todos os seus clientes.

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?