Conheça a picape com motor de Mustang

F-150 Raptor R 2023

Por ALan Correa 18/07/2022

Peque uma das caminhonetes mais legais do mundo e coloque o motor do Mustang Shelby GT500, este é o segredo da Ford F-150 Raptor R 2023.

“O Raptor R é o nosso Raptor definitivo”, disse Carl Widmann, engenheiro-chefe da Ford Performance. “Quando os clientes experimentam o Raptor R no deserto e além, isso fará os cabelos da nuca se arrepiarem – e eles vão adorar cada segundo disso.”

O coração do Raptor R é um novo motor V8 supercharged de 5,2 litros que oferece 700 cavalos de potência e 640 lb.-ft. de torque para dar-lhe uma incrível potência no deserto.

A Ford Performance recrutou o motor mais potente de sua linha – visto anteriormente no Mustang Shelby GT500 – otimizando-o para desempenho off-road de nível Raptor e durabilidade do Built Ford Tough.

O resultado é o V8 superalimentado mais denso em torque já em uma picape de produção.

A Ford Performance recalibrou o supercharger deste motor V8 e instalou uma nova polia para otimizar sua potência para uso off-road, aumentando a entrega de torque na faixa baixa e média.

Essas mudanças ajudam o Raptor R a oferecer mais desempenho nas velocidades em que os clientes passam a maior parte do tempo dirigindo.

Para manter a extrema durabilidade off-road pela qual a marca Raptor é conhecida, a Ford Performance atualizou os coletores de escapamento do motor original para um design de aço inoxidável fundido, incluindo um radiador de óleo e filtro exclusivos.

A F-150 Raptor R será fabricada na sede da Ford, em Michigan. As reservas já estão abertas e a produção da caminhonete se iniciará no final de 2022. Sem opcionais, a caminhonete custa US$ 107.350, mais de meio milhão de reais.

O F-150 Raptor é mais do que velocidade – ele deve conquistar ambientes off-road brutais. Sua capacidade e durabilidade vêm de mais de uma década de experiência da Ford em engenharia e testes de tortura em caminhões de alto desempenho.

“Ouvimos nossos clientes exigindo o som e a potência de um V8 em Raptor”, disse Widmann. “Isso não é algo que iríamos apressar. Este V8 de 5,2 litros superalimentado é a fusão ideal de potência de alta densidade combinada com a novíssima suspensão traseira e amortecedores da terceira geração do Raptor para oferecer um golpe duplo que vai muito além da soma de suas partes.”

Se o coração do Raptor R é o V8 superalimentado, a alma continua sendo sua suspensão incrivelmente capaz. A suspensão traseira de cinco braços possui braços de arrasto extralongos para melhor manter a posição do eixo em terrenos acidentados, uma haste Panhard e molas helicoidais de 24 polegadas

Cada modo de condução é ajustado para levar em conta a potência adicional do V8 superalimentado, incluindo um modo Baja otimizado para desempenho e controle máximos em off-road de alta velocidade. Um aumento de 5% na taxa de mola dianteira ajuda a manter a qualidade do passeio confortável.