Substituindo cada vez mais os sedans médios e hatchs médios, ter um SUV logo menos irá deixar de ser uma opção e se tornar cada vez mais a escolha sensata a ser feita.
Visto isso, a Toyota não queria ficar para trás e aliou tudo de melhor que tinha a seu favor: utilizando a plataforma do Corolla, lançou o Corolla Cross, o SUV do sedan médio.
O resultado foi uma chuva de vendas e o posto de um dos carros mais desejados do país. Em sua versão 2023, poucas mudanças foram feitas, mas o essencial para continuar sendo um dos modelos mais vendidos da categoria.
O Corolla Cross mal chegou e já se consolidou como um sucesso de vendas, afinal, é um SUV que carrega toda a procedência e história do nome “Corolla”, então de fato este pedigree faz uma diferença na hora da venda.
Com pouco mais de um ano de mercado, o SUV já mostrou que não veio a passeio e foi o principal responsável por fazer o Jeep Compass perder seu reinado absoluto, mesmo que este ainda continue.
Por ser um modelo novo e de um projeto mais atual, restam poucas coisas para serem acrescentadas no modelo. Para competir com o Compass (além de consertar parcialmente o escapamento à mostra), a Toyota investiu na segurança de série para o modelo.
O pacote que ficou conhecido como Toyota Safety Sense (TSS) passa a vir de série em todas as versões do Corolla Cross. Este sistema conta com Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS), Sistema de Assistência de Permanência de Faixa (LTA), com função de Alerta de Mudança de Faixa (LDA), Faróis altos automáticos (AHB) e Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC).
As versões oferecidas do Corolla Cross continuam sendo as mesmas. Utilizando o mesmo motor 2.0 que rende até 177 cv no etanol e 169 cv na gasolina do Corolla Sedan, as versões XR (mais básica) e XRE (intermediária e mais vendida, similar a XEI do modelo sedan) continuam sendo vendidas.
Já as versões híbridas com motor flex, grande destaque não só do modelo mas da categoria como um todo, continuam sendo oferecidas apenas nas XRV e XRX (topo de linha). O motor de 122 cv de potência é o mesmo que o do modelo sedan e chega a fazer até 17 km/l de gasolina na cidade.
Desde o lançamento do Corolla Cross, o modelo vem sofrendo reajustes de preços. Nos dias de hoje, a versão XR custa 161 mil reais. A diferença de valor para a versão XRE é de 8 mil reais e, por conta da grande diferença de equipamentos oferecidos, acaba sendo a versão mais vendida.
Já quando falamos do modelo com motorização híbrida, o Corolla Cross XRV Hybrid salta para 196 mil reais e, o modelo de topo, o XRX, ultrapassa a casa dos 200 mil e é vendido por R$ 204.329,00.