Ao falar em “fazer o downpipe de um carro”, como popularmente é conhecido, consiste em instalar dutos menos restritivos, com novo desenho, conexões de melhor qualidade e material mais leve e de melhor condutividade térmica, por exemplo.
Ou seja, “fazer o downpipe” é eliminar o catalisador, proporcionando maior vazão do fluxo de gases, aumentando a rotação da turbina e consequentemente gerando mais potência para o carro.
O downpipe pode ser de aço carbono, aço inox 409 e inox 304, as duas primeiras ajudam a deixar o ronco mais grave, já o inox 304 deixa o ronco mais metálico.
Em questão de durabilidade o aço inox não tem como oxida já o aço carbono oxida com o tempo, justamente por conta da qualidade de alguns combustível que tem bastante água.
Também pode ser encontrado dois tipos de downpipe, o Decatted que não tem catalisador e o Catted que possui um catalisador de alto fluxo, este por sua vez tem um custo mais alto e foca no aumento de performance do carro, é ideal para quem não gosta do cheiro e acha que o barulho incomoda.
Preciso fazer Remap no veículo depois que faz o downpipe? Não é necessário, mas ao reprogramar é possível eliminar o sensor 2 para não acender a luz, além de conseguir ganhar mais potência, nos casos em que o downpipe original não for restritivo a potência do motor.
Quando se faz um downpipe e um Remap, dependendo do veículo, o ganho de potência é de 10 a 12 cv, e quando só faz apenas o downpipe esse ganho é de 5 a 6 cv apenas.
Pode estragar o motor ao se fazer downpipe? Não. Quando se faz downpipe você está apenas liberando o carro de uma possível restrição, você não terá problemas por isso.