Por Carro.Blog.Br

13/10/2022

Conheça o  primeiro carro elétrico brasileiro

A ideia de carros movidos a eletricidade é antiga. No Brasil a primeira tentativa aconteceu em 1969, quando o Gurgel Itaipu foi criado. O modelo pesava 460 kg, sendo que 320 kg eram apenas das baterias de 3,2 kW, capazes de entregar apenas 4,2 cv.

Com um design muito peculiar e apenas dois lugares, o modelo não sobreviveu devido ao seu peso, baixa autonomia e dificuldade na recarga das baterias. Mesmo assim, o modelo denominado Itaipu E150 passou para a história brasileira como um grande marco no avanço da tecnologia.

O primeiro carro elétrico brasileiro foi criado em 1969 por João Augusto Conrado Amaral Gurgel, fundador da fabricante de automóveis 100% nacional que leva o nome de seu criador.

Entre as muitas inovações de João Augusto, temos o primeiro carro elétrico brasileiro chamado de Itaipu E150, que foi a demonstração de um grande avanço tecnológico para sua época, embora não tenha prosperado.

O carro elétrico da Gurgel, contudo, não nasceu logo nos primeiros anos da marca. As vendas começaram em 1969, com o nome de Ipanema, mas sua apresentação aconteceu no Salão do Automóvel em 1974 e o lançamento no ano seguinte.

O nome Itaipu era uma homenagem evidente à Usina Hidrelétrica de Itaipu, que ainda estava sendo construída na época. Esse caráter simbólico tinha relação com a sua fonte de energia, que não seria de combustíveis fósseis, mas sim eletricidade.