Por Carro.Blog.Br

13/10/2022

A vitória do icônico 240Z no Rally da África Oriental

No dia 25 de junho foi dia da Nissan comemorar o 50º aniversário da vitória do icônico 240Z no Rally da África Oriental.

Em homenagem, a marca criou um protótipo baseado no carro esportivo de 1971, com capô e rodas pretas bem semelhantes, para mostrar como seria um carro de rali contemporâneo da Nissan.

O Juke Rally Tribute Concept, como é chamado, é equipado por trem de força elétrico híbrido avançado, este deve ser, muito provavelmente, um dos crossover mais radicais que a Nissan já fez.

Um novo  Juke ressurge

O esboço do Juke, que ainda é apenas digital, traz um visual mais robusto, com cavas das rodas mais largas para acomodar os pneus off-road feitos sob medida, dois faróis LED adicionais no capô e proteções mais volumosas nos para-choques, além de uma altura bem mais elevada em relação ao solo e uma traseira curta.

O capô e as rodas pretas do 240Z, também serviram de base para o carro-conceito Gripz de 2015 e depois para o design do Juke de produção em 2019, e agora passa a ser o ponto de partida natural para o Juke Rally Tribute Concept.

Não há qualquer indicação técnica relativamente ao motor híbrido elétrico do Juke Rally, ele foi pensado por conta do compromisso da Nissan com a futura eletrificação de seus veículos, mas não só por isso, com o motor elétrico o modelo terá mais eficiência e desempenho.

O icônico 240Z foi conduzido para a vitória no Rally da África Oriental pelo piloto Edgar Herrmann com Hans Schüller como navegador. O modelo tinha um motor 2.4 de seis cilindros em linha, com 210 cavalos e potência enviada para as rodas traseiras.