Por Carro.Blog.Br

24/11/2022

Carro off-road esportivo com genes de um vencedor: O novo Porsche 911 Dakar

A Porsche celebra uma extraordinária estreia mundial no Salão do Automóvel de Los Angeles: O novo Porsche 911 Dakar é tão confortável fora da estrada quanto na estrada.

O modelo exclusivo, limitado a 2.500 unidades, relembra a primeira vitória geral da Porsche no Rally Paris-Dakar de 1984, que ocorreu em simultâneo com o nascimento da tração integral no Porsche 911.

É por isso que o novo 911 Dakar também é disponibilizado com o opcional Pacote Rallye Design, inspirado no icônico carro vencedor.

O primeiro detalhe marcante do Porsche 911 Dakar é sua altura livre do solo, 50 milímetros mais alta que a de um 911 Carrera com suspensão esportiva. E o sistema de elevação, item de série, pode subir a dianteira e a traseira em mais 30 milímetros.

Sua altura livre do solo e ângulo de rampa rivalizam com os dos SUVs convencionais. O sistema de elevação não é utilizado apenas para cruzar obstáculos em baixas velocidades, mas é também um componente essencial do chassi refinado.

A configuração de "nível alto" possibilita aventuras fora de estrada em velocidades de até 170 km/h. Acima desta velocidade, o carro abaixa automaticamente para o nível normal.

Para complementar os atributos esportivos off-road do carro, temos os pneus Pirelli Scorpion All Terrain Plus especialmente desenvolvidos (tamanho 245/45 ZR 19 na dianteira e 295/40 ZR 20 na traseira).

O padrão do desenho robusto das bandas de rodagem tem nove milímetros de profundidade, paredes laterais reforçadas e as bandas de rodagem consistem em duas camadas de carcaça.

Tudo isto torna os pneus do Porsche 911 Dakar altamente resistentes e ideais para condução em terrenos desafiadores. Contudo, estes pneus também são capazes de oferecer a dinâmica típica de carros esportivos em estrada.

O motor seis cilindros biturbo de três litros com 480 cv (353 kW) e um torque máximo de 570 Newton-metro oferece desempenho superior com um som boxer convincente.

O novo carro esportivo atinge 100 km/h em 3,4 segundos; devido ao uso de pneus para todos os terrenos, a velocidade máxima é limitada a 240 km/h.