Por Carro.Blog.Br

04/03/2023

Logus faz 30 anos: conheça a unidade exposta na Garagem Volkswagen

A VW lançou o modelo Logus em fevereiro de 1993 com um design que incluía uma frente em forma de cunha, para-brisa inclinado, formas aerodinâmicas e a traseira estilo hiqh-deck, com grandes lanternas e a tampa do porta-malas que se abria desde o assoalho.

O Logus definiu o estilo dos próximos anos da marca Volkswagen.

Para comemorar os trinta anos do lançamento do modelo que se tornou um ícone do design nos anos 1990, a Volkswagen relembra a história do Logus e mostra em detalhes a unidade exposta em sua Garagem II, localizada na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo.

Para entender a origem do Logus, é necessário voltar a 1º de julho de 1987, data da oficialização da Autolatina, uma união administrativa e fabril entre Volkswagen e Ford que tinha como objetivo compartilhar tecnologias e, assim, reduzir custos em um momento de crise do mercado sul-americano.

A VW, líder do mercado nacional na época, possuía a maioria das ações, com 51% do acordo. Os primeiros carros da joint venture foram produzidos na década seguinte, e em 1993 foi lançado o Logus, um elegante sedã de duas portas baseado na plataforma da quarta geração do Ford Escort, que também deu origem ao Pointer.

O Logus foi um dos últimos modelos produzidos pela Autolatina, que foi oficialmente desfeita em 1º de janeiro de 1996.

Apesar de seu curto tempo de vida, o Logus conquistou fãs com seu espaçoso interior, com um entre-eixos de 2,52 metros que proporcionava folga para os passageiros de trás, além de um porta-malas de 416 litros.

No aspecto mecânico, o Logus apresentava motores de 1.6 litros de origem Ford e 1.8 litros AP, com 86 cavalos de potência e 14,5 kgfm de torque.

Seu carburador eletrônico eliminava a necessidade do afogador e mantinha a marcha lenta sempre estável. O câmbio manual de cinco marchas se destacava pela precisão dos engates, que eram acionados por cabos.