23/08/2024
Por Carro.Blog.Br / Alan Corrêa
Inclusão de tipo sanguíneo e avaliação psicológica na CNH avança no Congresso.
O Senado analisa um projeto que visa incluir o tipo sanguíneo e o fator Rh na CNH, com o objetivo de agilizar atendimentos médicos em emergências, principalmente em casos de acidentes graves.
O projeto de lei foi proposto pelo senador Ciro Nogueira e já passou pela Comissão de Assuntos Sociais. Agora, o texto aguarda a designação do relator na Comissão de Constituição e Justiça.
A inclusão do tipo sanguíneo na CNH pode ajudar a acelerar o atendimento médico em acidentes de trânsito, permitindo a identificação rápida de dados importantes para transfusões de sangue.
Se aprovado pela CCJ, o projeto seguirá para a Câmara dos Deputados. A proposta prevê que as carteiras de habilitação sejam atualizadas gradualmente, sem necessidade de correrias.
Além disso, outro projeto que tramita na Câmara propõe a obrigatoriedade de avaliação psicológica na renovação da CNH, para todos os motoristas, como uma medida para prevenir acidentes.
A avaliação psicológica, que atualmente é obrigatória apenas para condutores profissionais, seria aplicada a todos os motoristas, visando identificar comportamentos de risco no trânsito.