Consumo:  Fiat Pulse e Fastback híbridos são mesmo mais econômicos?

Por Carro.Blog.Br / Alan Corrêa

25/11/2024

Os Fiat Pulse e Fastback 2025 agora contam com sistema híbrido leve 12V nas versões Audace e Impetus, prometendo reduzir em até 10% o consumo de combustível com eletrificação do motor 1.0 turbo.

Testes de consumo revelaram que o Pulse T200 Hybrid teve 22% de melhora no ciclo urbano, enquanto o Fastback registrou aumento de 6,5%, mostrando eficiência maior no compacto.

No ciclo rodoviário, o Pulse T200 Hybrid alcançou 15,8 km/l, uma melhora de 11,6%, enquanto o Fastback obteve 16,2 km/l, aumento de 6,6%, beneficiado por sua aerodinâmica superior.

O motor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm trabalha em rotações mais baixas nos híbridos, o que reduz ruídos e melhora a eficiência, embora com desempenho similar ou ligeiramente inferior.

Os modelos híbridos leves utilizam o motor elétrico para melhorar o consumo em velocidades menores, sendo mais vantajosos no trânsito urbano, mas sem grande impacto nas acelerações.

A regeneração de energia dos híbridos funciona em qualquer velocidade, mas o impulso elétrico é limitado a 80 km/h, contribuindo mais para o consumo que para o desempenho.

Com o sistema MHEV 12V, os preços dos Fiat Pulse e Fastback 2025 subiram R$ 2.000, agora custando cerca de R$ 125.990 e R$ 151.990, respectivamente, nas versões híbridas.

Os avanços de eficiência também refletem as novas normas do Proconve L8, que entrarão em vigor em 2025, mostrando que a eletrificação é apenas parte das melhorias nos híbridos da Fiat.