Por Carro.Blog.Br / Alan Corrêa
28/01/2025
A Chevrolet enfrentou críticas devido à falha prematura das correias dentadas banhadas a óleo nos motores 1.0 e 1.2, prometidas para durar 240 mil km, mas apresentando problemas antes disso.
Chevrolet Onix, Tracker e Montana são os carros equipados com motores 1.0 e 1.2 de três cilindros que utilizam a tecnologia de correia dentada banhada a óleo.
Para solucionar as reclamações, a GM ofereceu uma garantia sem limite de tempo, desde que o plano de manutenção oficial, descrito no manual do proprietário, seja rigorosamente seguido.
O uso de lubrificantes inadequados foi apontado como uma possível causa dos problemas. A GM recomenda exclusivamente o óleo especificado para garantir a durabilidade das correias.
A correia dentada banhada a óleo exige cuidados específicos, incluindo a troca de óleo e uso de peças originais. Falhas nesse processo podem comprometer a garantia oferecida.
A garantia ampliada busca recuperar a confiança dos consumidores, mas depende do histórico de manutenção em conformidade com as orientações da montadora.
A GM reforça a necessidade de comunicação clara sobre a manutenção para evitar problemas futuros e manter o desempenho esperado dos motores com correia banhada a óleo.
A troca da correia dentada exige ferramentas específicas, desmontagem detalhada e lubrificação correta, seguindo as especificações para evitar danos ao motor.
Manter o plano de manutenção oficial, respeitando intervalos e utilizando peças e lubrificantes adequados, é essencial para a durabilidade do sistema e a preservação da garantia.