Por Carro.Blog.Br / Alan Corrêa
Supercana promete triplicar produção de etanol.
17/04/2025
Após anos longe dos holofotes, Eike Batista anuncia seu retorno com um projeto ousado: a supercana, variedade que promete mais etanol e bagaço por hectare que a cana tradicional.
A proposta é usar a supercana como matéria-prima para combustível de aviação e embalagens biodegradáveis, fugindo do modelo antigo de queima para geração de energia elétrica.
A variedade é fruto de décadas de cruzamentos genéticos convencionais, com material importado dos EUA, França e Barbados, conduzidos pelo agrônomo Sizuo Matsuoka.
Mesmo com críticas do setor, Eike afirma que a produtividade superior compensa as dificuldades no processamento e defende o investimento em novas máquinas adaptadas.
Projetos semelhantes já foram testados e abandonados por grandes grupos como Cosan e Votorantim, o que alimenta o ceticismo em torno da nova investida do empresário.
O plano prevê 50 hectares plantados inicialmente no norte do Rio, perto do porto do Açu, com três fábricas dedicadas à produção de bioplásticos e combustível sustentável.
Segundo Eike, o investimento de US$ 500 milhões vem de um fundo de Abu Dhabi, e a expectativa é que o combustível sustentável chegue ao mercado a partir de 2028.
Ele se diz vítima de precipitação do mercado no passado e garante que, agora, o projeto tem bases técnicas sólidas para reverter a imagem de promessas não cumpridas.