A solução da Citroen para a mobilidade urbana do futuro

Desde 1919, a Citroën tem se destacado pelo lançamento de veículos revolucionários. Por ocasião do centenário não podia ser diferente e a marca francesa se reinventa com a apresentação da última versão do modelo Ami One Concept totalmente elétrico.

Notícias
8 meses atrás
A solução da Citroen para a mobilidade urbana do futuro

Revivendo o passado

A Citroën para celebrar os 100 anos de fundação resolveu relançar o modelo Ami One, um protótipo de veículo urbano projetado para se desenvolver em um mundo conectado.

O Ami One foi fabricado entre os anos 1961 e 1969, baseado na plataforma do 2CV com uma silhueta desenhada por Flaminio Bertoni.

Os sucessores foram as versões Ami 6, Ami 8, Ami Super e agora a evolução continua com a chegada o Ami One, marcando o centenário da história da Citroën.

O novo projeto foi apresentado no Salão do Automóvel em Genebra 2019 e assinalou o conceito da Citroën em lançar tendências novas que apontam para o futuro.

Motorização e consumo

Trata-se de um veículo bem compacto, acessível e personalizado, trazendo duas portas e 2,70 metros de comprimento, ou seja, 20 cm menor que um Smart Fortwo.

A carroceria fechada, com grandes rodas de 18 polegadas, localizadas nos quatros extremos do carro para favorecer o máximo de espaço interior.

Ami One Concept
Ami One Concept

A motorização é 100% elétrica com autonomia de 100 km e velocidade máxima controlada a 45 km/h, bem como uma cabine com o essencial.

Bastam duas horas para fazer uma carga completa em uma rede de abastecimento, sendo que o Ami One também pode ser conectado em uma rede convencional utilizando um cabo de extensão.

Design revolucionário

O conceito do Ami One é uma alternativa aos transportes públicos e aos meios de transportes sustentáveis como a bicicleta, uma vez que é um veículo ultra compacto que não prejudica o meio ambiente.

O objetivo da Citroën é que o Ami One seja um veículo popular, acessível a todos. Daí a origem do nome Ami, que em francês significa amigo.

Ami One Concept
Ami One Concept

Pesando 425 quilos e com 1,50 metros de altura, o Ami One tem a dimensão ideal para se deslocar com dinamismo nas grandes metrópoles, ao mesmo tempo em que atrai a atenção por sua estética futurística com visual frontal e traseiro idêntico.

O design inovador é de autoria de Pierre Icard e, de fato, rompe os padrões automobilísticos parecendo mais um quadriciclo.

Em realidade, o Ami One está enquadrado na categoria de veículos VSP, que não necessitam de carteira de habilitação para conduzir e podem ser dirigidos a partir dos 15 anos.

Interior simples e conectado

Para entrar a bordo da cabine é preciso puxar uma alça pendurada junto ao retrovisor e a porta se abre para trás. Aliás, como era no passado.

O interior se destaca pelas cores vivas e pela simplificação dos equipamentos e painéis, o qual recorda uma espécie de aeronave espacial.

Ami One Concept
Ami One Concept

Os assentos são bem simplificados com encostos tendo uma malha no centro e que recordam o passado do 2CV, que era um tecido esticado sobre uma estrutura de ferro.

Os equipamentos estão reduzidos ao essencial e como não há abertura de porta-malas é necessário reclinar os bancos para guardas as bagagens.

A lista de dispositivos se resume a um painel de instrumentos, uma tela de GPS situada na coluna de direção, teto solar e janelas manuais.

Ami One Concept
Ami One Concept

Por outro lado, o Ami One se destaca por trazer tecnologias de conectividade de ponta como, por exemplo, a recarga de celular por indução.

O smartphone serve de interface com o veículo, sendo conectado na coluna de direção, e projetando as informações em uma tela tipo head up display.

Um veículo compartilhado

O sistema de vendas também é revolucionário: a Citroën anunciou que o veículo não se poderá comprar mas apenas alugar por uma duração que pode variar de 5 minutos a 5 anos.

Resta saber se o Ami One terá sucesso indo na contramão do mercado que buscam nas categorias de SUVs veículos amplos e premium.

A Citroën também lançará outro modelo por ocasião do centenário, o qual será apresentado no Salão Vivatech de Paris em maio deste ano e terá um conceito mais voltado ao conforto.

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?