Aptera Paradigm pode não estar entre os carros elétricos mais bonitos, mas é uma evolução

O Paradigm é abastecido por energia solar, que, através do efeito fotovoltaico, criam corrente elétrica pela luz solar. São 180 painéis, que somam quase 3 m² de placas fotovoltaicas. Os painéis fotovoltaicos fazem parte da carroceria e proporciona um design incrível, que foge das aparências tradicionais de um veículo, e por isso, nos EUA o Paradigm não é tratado legalmente como carro, e sim como triciclo elétrico.
Publicado em Notícias dia 29/04/2021 por Alan Corrêa

A fabricante californiana Aptera Motor criou o Aptera Paradigm, um carro elétrico que não precisa ser carregado. Painéis solares, baterias eficientes e aerodinâmica fazem do Aptera autossuficiente em energia. O novo modelo já está à venda, mas só começa a ser entregue partir do ano que vem, entretanto seu protótipo já está rodando pela Califórnia.

O Paradigm é abastecido por energia solar, que, através do efeito fotovoltaico, criam corrente elétrica pela luz solar. São 180 painéis, que somam quase 3 m² de placas fotovoltaicas. Os painéis fotovoltaicos fazem parte da carroceria e proporciona um design incrível, que foge das aparências tradicionais de um veículo, e por isso, nos EUA o Paradigm não é tratado legalmente como carro, e sim como triciclo elétrico.

Conheça o Aptera Paradigm

A cabine do Paradigm tem apenas 707 litros, é pouco maior que o porta-malas de um SUV. Os detalhes do interior é minimalista e os bancos finos se assemelham aos de aviões comerciais. Quase todo o interior é feito via impressoras 3D e coberto por tecidos finos. Além disso, é construído quase totalmente em material compósito, substituindo partes outrora metálicas por compostos plásticos leves e altamente resistentes.

Dentro tem apenas dois assentos, volante, display de 15 polegadas e duas telinhas laterais, que exibem as imagens das câmeras que substituem retrovisores. Kits adicionais ainda podem ser adquiridos, acrescentando sistema de áudio, direção semi-autônoma e até pacote off-road ao modelo.

Diferente ainda de todos os outros carro, o Paradigm tem só três rodas, com opção de tração em todas as rodas ou apenas nas rodas dianteiras. Com uma autonomia de até 1600 km, o carro promete ir de 0 a 100 km/h em cerca de 3,5 s, atingindo até 110 km/h limitados eletronicamente.

O novo Aptera Paradigm pode ser reservado por uma taxa de US$ 100 pelo site da Aptera. Quando estiverem oficialmente liberados no mercado automobilístico no ano que vem, os preços vão variam de US$ 25.900 a US$ 46.900, dependendo das configurações. Além disso, a fabricante reforça que mesmo depois de entregues, as unidades podem ser melhoradas com novas peças e componentes, instalados de maneira modular.