Aston Martin Rapid E é o elétrico que você gostaria de ter

Quando falamos em veículos que conseguem aliar altíssima potência com design, luxo e um refino digno das marcas mais caras do mundo, com toda certeza a marca inglesa Aston Martin consegue transmitir todos estes sentimentos com o máximo rigor disponível.
Publicado por Alan Corrêa em Carros dia 30/04/2019

Quando falamos em veículos que conseguem aliar altíssima potência com design, luxo e um refino digno das marcas mais caras do mundo, com toda certeza a marca inglesa Aston Martin, famosa por agradar até o James Bond, consegue transmitir todos estes sentimentos com o máximo rigor disponível.

Embora o tempo passe, a Aston Martin consegue até os dias atuais cumprir seu papel de entregar os veículos esportivos com maior refino do mercado. Mas nem sempre tudo continua igual, até porque o mundo automotivo está em constante mudança e, visto isso, a marca inglesa está se moldando para se adequar aos novos padrões de veículos elétricos, tecnologia essa a qual a marca pretende utilizar em todos seus veículos.

Aston Martin e seus veículos elétricos

Chega a ser estranho imaginar que carros extremamente rápidos de marcas como Ferrari, Porsche e McLaren estão aos poucos se tornando completamente elétricos, extinguindo aquele ronco clássico que consagrou grande parte dos mesmos.

Mas este prestígio dos motores a combustão aparentemente ficou para trás com a Aston Martin, que pretende ter todos seus 25 modelos eletrificados até 2020 (ano que vem) utilizando motorização híbrida ou 100% elétrica, mas (até o momento) sem deixar de vender veículos com motores movidos a combustível fóssil.

Esta nova era para a fabricante inglesa já se iniciou em 2018 com o anúncio de um hiperesportivo chamado Valkyrie, que disponibilizará um motor V12 com tecnologia híbrida com “apenas” 1.013 cv de potência e 75,4 kgfm de torque, atingindo a modesta marca de 11.100 rpm.

Enquanto o Valkyrie não chega as ruas, a missão de iniciar esta jornada da marca no mundo dos motores elétricos foi concedida ao sedan Rapide em uma versão com motorização completamente elétrica, sendo batizado de Rapide E.

A Aston Martin busca mostrar a seus clientes que ainda é possível se divertir ao volante com um veículo elétrico, mostrando que os altíssimos roncos do motor podem ter ficado para trás, mas que a potência continuará a mesma (e constantemente melhorando).

Aston Martin Rapide E

Realmente liderar tamanha revolução em uma montadora tão grandiosa quanto a Aston Martin pode parecer uma missão um tanto quanto difícil, mas quando analisamos tudo que o Rapide E pode oferecer, percebemos que o veículo realmente consegue mudar a percepção do público sobre os veículos elétricos.

Aston Martin Rapid E
Aston Martin Rapid E
Aston Martin Rapid E
Aston Martin Rapid E

O carro de James Bond que estará presente no próximo filme de 007 não possuirá mais os mesmos motores aspirados como o 6.0 V12 do Vanquish em 2002, mas sim com dois motores elétricos que juntos podem render absurdos 610 cv e 97 kgfm de torque.

O design do veículo não recebeu grandes alterações quando comparado com os outros veículos da marca ou até mesmo com o Rapide sem ser em sua versão elétrica, afinal a intenção do veículo é inovar completamente em sua motorização e não alterar o já consagrado design da Aston Martin.

Aston Martin Rapid E
Aston Martin Rapid E
Aston Martin Rapid E
Aston Martin Rapid E

O sistema de motorização elétrico foi muito bem trabalhado pela engenharia da marca inglesa: São dois motores elétricos localizados montados na parte traseira do veículo que serão alimentados por uma bateria de 800V, que possui um sistema inteligente que consegue o carregamento rápido mesmo em redes de 400V caso necessário. A autonomia do veículo é, de acordo com a marca, de cerca de 200 milhas (320 km).

Aston Martin Rapid E
Aston Martin Rapid E
Aston Martin Rapid E
Aston Martin Rapid E

Os números de potência já assustam por ser um veículo elétrico e, para complementar, o tempo de 0-100 km/h que o veículo realiza é de menos de 4 segundos, podendo atingir uma velocidade máxima de 250 km/h.

Aston Martin Rapid E
Aston Martin Rapid E
Aston Martin Rapid E
Aston Martin Rapid E
Aston Martin Rapid E
Aston Martin Rapid E

O veículo está limitado a uma produção de 155 exemplares, com cada um custando cerca de 250 mil libras (1,3 milhões de reais).

Aston Martin Rapid E

Aston Martin Rapid E
Sem dúvidas, o Rapide E está encarregado da complexa missão de fazer a Aston Martin dar o primeiro passo no mundo dos carros elétricos, mas com todo seu luxo e potência que a marca sempre empregou em seus veículos, sem emissão de poluentes desta vez, a marca vem seguindo o caminho correto para reduzir a poluição causada pelos motores a combustão e fazer com que os entusiastas por carros olhem os veículos elétricos como o futuro e não mais como uma aberração.