Audi R8 Coupé V10 plus: um superesportivo ainda mais esportivo

O Audi R8 Coupé V10 é o modelo superesportivo da marca que pode proporcionar uma incrível experiência ao piloto. Em sua nova geração passou de um motor V8 para um V10, com um ganho de 160 cv de potência. Se puder pagar por ele, não vai se arrepender.

Carros
7 meses atrás
Audi R8 Coupé V10 plus: um superesportivo ainda mais esportivo

Preço

Uma máquina como essa não é um simples carro que se compra pra ir e voltar do trabalho nem para passeios de fim de semana. Ele é um superesportivo de verdade, feito para entregar a sensação de estar num competição assim que se toca o acelerador. Mas para isso é preciso poder pagar os R$ 1.084.550 (Tabela FIPE) que o modelo custa.

Design de um superesportivo

O design do R8 chama a atenção de qualquer um por onde ele passa. Com as linhas de um superesportivo, ele ainda conta com elementos que aumentam a sensação de esportividade: retrovisores de carbono brilhante, faróis de laser – muito superiores aos de LED – e a grade de proteção frontal cinza brilhante.

Audi R8 Coupé
Audi R8 Coupé

Motorização

A esportividade do modelo não fica apenas no seu incrível design, mas invade o conjunto de motorização que equipa o modelo. O motor aspirado – construído à mão – V10 5.2 FSI plus, protegido apenas pelo vidro traseiro e separado do habitáculo por uma parede corta fogo, entrega impressionantes 610 cv de potência e com torque máximo de 560 Nm.

Isso o torna capaz de atingir de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos, e de 0 a 200 km/h em 9,9 segundos, podendo alcançar a velocidade máxima de 330 km/h.

S tronic, a transmissão relâmpago

Um dos elementos mais importantes da motorização e que permite o completo desempenho do veículo que foi apresentado acima é a transmissão sequencial S tronic, cujas trocas são feitas tão rápidas que mais parecem um relâmpago.

Audi R8 Coupé
Audi R8 Coupé

Neste modelo ela conta com a possibilidade de até três diferentes modos de pilotagem, de maneira que o veículo se adapta completamente ao motorista e a qualquer situação que seja exigida.

Ela trabalha com dupla embreagem banhada a óleo e 7 velocidades sequenciais. Mas é possível executar as trocas manualmente também. Tais mudanças acontecem de forma eletrônica (by wire).

Em velocidades acima de 55 km/h quando o motorista tira o pé do acelerador as duas embreagens se abrem para deixar o veículo no modo coasting de navegação. Ou seja, o veículo se beneficia da propulsão que recebeu, economizando bastante combustível.

Tração integral permanente

Outro fator de extrema importância no R8 é o sistema de tração integral permanente Quattro all-wheel drive. A grande novidade que ela traz em relação à geração anterior do modelo é a embreagem multiplaca eletro-hidráulica instalada no eixo dianteiro, a qual substitui a antiga unidade de acoplamento viscosa.

Audi R8 Coupé
Audi R8 Coupé

Isso permite que o sistema do veículo empregue até 100% da força de torque no eixo traseiro em situações normais, mas também permite que até 100% dessa força seja aplicada no eixo dianteiro, conferindo assim uma versatilidade incrível ao modelo. Assim, o piloto experimenta a força de tração máxima do veículo sem que este derrape.

Audi virtual cockpit

A nova geração Audi está trazendo uma grande inovação com o Audi virtual cockpit, tecnologia que envolve o piloto em todas as direções. Ela conta com um painel de instrumentos 100% digital com tela de 12,3 polegadas de alta definição, que além de apresentar gráficos com uma visibilidade incrível também pode apresentar o sistema de navegação do veículo, de modo que o motorista não precisa mais desviar o olhar da pista para se localizar na rota traçada.

O volante multifuncional esportivo é outro elemento que integra o Audi virtual cockpit. Ele tem a base achatada, como nos carros esportivos de verdade, e traz os botões de controle de todos principais sistemas do veículo, de modo que o motorista não precisa tirar as mãos do volante para nada.

Audi R8 Coupé
Audi R8 Coupé

Sistema de som Bang & Olufsen

O sistema de som Bang & Olufsen conta com 13 alto-falantes da mais alta eficiência, inclusive integrado nos apoios de cabeça. Os ocupantes têm a sensação de estarem dentro da música, literalmente.

Sistema avançado de segurança

É claro que um carro como esse precisa de um sistema de segurança específico para atender à demanda de uma motorização tão potente. Por isso ele conta com alguns elementos exclusivos como: direção dinâmica, freios de cerâmica e suspensão com Audi Magnetic Ride.

Principais itens de série

O modelo, como se pôde comprovar, é de altíssima categoria, e sua lista de itens de série é infinda. Trazemos abaixo apenas os principais elementos:

  • Acabamento das soleiras das portas em carbono brilhante
  • Acabamento interno em carbono brilhante
  • Aerofólio traseiro
  • Airbags fullsize com desativação do airbag do passageiro
  • Airbags laterais dianteiros e sistema de airbags para cabeça
  • Ar condicionado automático
  • Assistente para luz alta
  • Audi smartphone interface
  • Audi virtual cockpit
  • Bancos dianteiros esportivos aquecíveis, elétricos e com ajuste pneumático
  • Câmera de ré
  • Capa do espelho retrovisor externo em fibra de carbono
  • Cintos de segurança com sensor de afivelamento
  • Controle de cruzeiro
  • Costura contrastante para bancos em couro napa fina (opcional)
  • Detalhes internos em carbono brilhante
  • Direção dinâmica
  • Espelho retrovisor interno com função antiofuscante automática
  • Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis, rebatíveis aquecíveis com função antiofuscamento automática
  • Faróis em LED com luz alta complementar a laser
  • Fixação de assento para criança ISOFIX para banco do passageiro dianteiro
  • Freios de cerâmica
  • Frisos de proteção lateral
  • Interface Bluetooth
  • Keyless-entry
  • Lanternas traseiras em LED
  • Luzes de condução diurna em LED (DRL)
  • Monitoramento de pressão
  • Pacote de luzes
  • Pacote Visual Preto Titânio
  • Pedais e descansa pé em alumínio
  • Pneus 245/30 R20 90Y xl à frente, pneus 305/30 R20 103Y xl atrás
  • Radio MMI Touch com sistema de navegação
  • Recepção digital de rádio
  • Roda de liga-leve aro 20
  • Sensor de estacionamento traseiro e dianteiro
  • Sistema de alarme antifurto
  • Sistema de controle de pressão dos pneus
  • Sistema de escapamento esportivo
  • Sistema de som Bang & Olufsen
  • Sistema start-stop
  • Sistemas de assistência ao motorista
  • Sistemas de trava das portas
  • Suspensão com Audi Magnetic Ride
  • Teto moldado em couro alcantara
  • Vidros com isolante térmico
  • Volante esportivo em couro, multifuncional com shift paddles e aplanado

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?