A BMW é a principal fabricante de veículos Premium do mundo. Isso se deve não apenas pelo número assustador de veículos que comercializa a cada ano, mas também à grande qualidade do que oferece. Veja um pouco como andam as metas, as conquistas e as expectativas da montadora alemã.
Em 2018 e marca alemã bateu seu próprio recorde em vendas de veículos pela 8ª vez consecutiva, tendo um crescimento de 1,1% em relação ao anos de 2017, ou seja, com a entrega de 2.490.664 automóveis em todo o mundo.
Um dos principais motivos da conquista foi o aumento significativo de produção e venda dos veículos elétricos, projeto no qual a montadora alemã vem investindo muito tempo e dinheiro. Por fim, os resultados estão chegando.
A BMW e a MINI tiveram um aumento de 38,4% nas vendas em relação ao ano anterior. Esses dados mostram que o Grupo é o maior fabricante de veículos elétricos Premium do mundo.
Os novos modelos BMW X7 e a 7ª geração do BMW Série 3 prometem manter as vendas no mesmo nível de crescimento dos últimos anos. Pieter Nota, membro do Conselho de Administração da BMW AG e responsável por Vendas e pela marca BMW põe ênfase na intenção de lucratividade da marca e afirma que as perspectivas para esse ano que se inicia são bastante promissoras.
Outros dois modelos que tiveram papel fundamental no impulsionamento da marca no ano de 2018 foram os BMW Série 5 e a família BMW X, cujo aumento foi de 12,7%, alcançando a marca dos 328.997 vendidos em todo mundo.
De fato, em 2018 foram lançados vários novos modelos como o BMW X2 e o BMW Série 8, a nova geração do BMW X4 e do BMW X5, o que corroborou para o crescimento. Além disso, o BMW Z4 tão aguardado dos fãs da marca promete ajudar nas vendas de 2019.
Outra importante meta atingida pela BMW foi a de veículos elétricos vendidos em 2018, cuja casa ultrapassou as 140 mil unidades. O mais vendido de todos foi o BMW 530e híbrido plug-in com um total de 40.260 unidades, cerca de 12,2% de toda venda de elétricos do mundo pela marca.
O BMW i3 também bateu o recorde pela 5a vez consecutiva em vendas, o que se deve também à introdução de uma bateria opcional nova e mais potente. Isso foi um incentivo para as vendas, que cresceram em 10,6%, alcançando um total de 34.829 unidades. Segundo a própria BMW declarou, a expectativa é de que até 2015 a marca tenha pelo menos 25 modelos elétricos, dos quais ao menos 12 serão 100% elétricos. Uma meta ousada, mas que está no rumo certo, o futuro é dos veículos elétricos.
Os veículos de alto desempenho da BMW M GmbH atingiram a meta dois anos antes do prazo esperado, superando, e muito, as expectativas. Um novo recorde também atingido pelo Grupo BMW. Foram 102.780 carros do segmento vendidos no ano passado, cifra que represente um crescimento de 27,2%. Os modelos mais vendidos foram o BMW X3 M40i e o BMW M5.
Um dos únicos setores que teve um decrescimento foi do MINI, mas nem por isso o modelo foi pouco vendido, foram 361.531 unidades em todo mundo, um número bastante alto, e uma redução de apenas 2,8% em relação a 2017.
Contudo, em 2019 o jogo parece virar. A chegada eletrizante do MINI Electric está aumentando o entusiasmo dos fãs do modelo. A espera pelo modelo elétrico pode até explicar a diminuição de vendas em 2018, já que muitos devem estar aguardando ansiosamente pela chegada do novo modelo.
E se você pensa que só os modelos “comuns” estão em ascenção, engana-se. O luxuosíssimo Rolls-Royce vendeu 4.107 unidades apenas em 2018, o que representa um aumento de impressionantes 22,2% em relação ao ano anterior.
Os modelos mais vendidos foram o Phantom, o Ghost e o SUV Cullinan, sendo que este último tem caído no gosto dos clientes. Também em 2018 se registrou um número recorde de solicitações de customização dos modelos.
A BMW Motorrad não foi esquecida da lista de crescimento, e também alcançou em 2018 o seu 8o recorde consecutivo de vendas. O aumento foi pequeno, 0,9%. Mas o número final de vendas impressiona: 165.566 unidades.
Em declaração, a marca afirmou que a introdução de novos modelos tem sido um desafio, mas que em 2019 vão aproveitar o sucesso que têm acontecido até agora para expandir ainda mais o número de venda de motocicletas.
As perspectivas para 2019 são promissoras, mas com “o pé no chão”. Especialistas preveem um crescimento de 0,5% de todo o Grupo BMW para esse ano. Mas essa porcentagem representa um número expressivo se considerarmos o grande movimento que a principal montadora alemã de veículos Premium tem feito nos últimos anos.
Em total sintonia com o desempenho apresentado pelo BMW Group em nível global, durante o ano passado, a operação brasileira da empresa assinalou um robusto crescimento em vendas e confirmou a liderança em produtos e serviços de mobilidade premium no país no mesmo período. Dados divulgados pela Anfavea, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, apontam que o BMW Group foi a única fabricante de automóveis premium, entre as três primeiras colocadas do ranking deste setor do mercado brasileiro, que registrou crescimento no ano passado, atingindo 11,4% de alta. Individualmente, as marcas BMW e MINI alcançaram 11.375 e 1.726 automóveis licenciados localmente no período, respectivamente. Graças a esta performance invejável, a BMW fechou 2018 com crescimento em vendas de 11,8% em comparação ao ano anterior, enquanto a MINI assinalou evolução de 8,75%.
“O desempenho em vendas do BMW Group Brasil, com as marcas BMW, MINI e BMW Motorrad, confirma nossas estratégias e é motivo de orgulho para todos nós. A liderança da empresa no segmento premium nacional e a primeira posição do BMW X1 dentre os SUVs premium são um reflexo da paixão e do comprometimento de todos os funcionários e colaboradores do BMW Group Brasil em proporcionar aos nossos clientes produtos e serviços da mais alta qualidade e dotados da mais alta tecnologia”, celebra Helder Boavida, Presidente e CEO do BMW Group Brasil. “Ademais, ultrapassamos os 100 pontos de recarga para veículos elétricos e híbridos no Brasil e seguiremos a oferecer novos produtos e serviços no futuro”, reforça o executivo.
De acordo com os dados de emplacamento, o BMW X1 alcançou 4.091 unidades emplacadas no ano passado, sagrando-se o utilitário esportivo premium mais vendido do país pelo segundo ano consecutivo. A 2ª e atual geração do modelo mais vendido pela BMW no país é produzida na fábrica do BMW Group em Araquari, Santa Catarina, desde abril de 2016.