BMW i3 é um carro elétrico repleto de tecnologia

Não cabe dúvida de que o futuro é dos carros elétricos. Onde as pessoas se enganam é pensarem que esse futuro ainda está muito distante. Na verdade, é uma realidade já presente e que não tardará muito em dominar o mercado automobilístico. Exemplo disso é o BMW i3. Os valores assustam um pouco, mas como todos os produtos do mercado, assim que a fabricação aumentar a tendência é que todos possam adquirir.
Publicado em Carros dia 6/02/2019 por Alan Corrêa

Não cabe dúvida de que o futuro é dos carros elétricos. Onde as pessoas se enganam é pensarem que esse futuro ainda está muito distante. Na verdade, é uma realidade já presente e que não tardará muito em dominar o mercado automobilístico. Exemplo disso é o BMW i3. Os valores assustam um pouco, mas como todos os produtos do mercado, assim que a fabricação aumentar a tendência é que todos possam adquirir.

Preço elevado

O maior obstáculo na aquisição dos modelos elétricos é o seu preço elevado, a rigor quando se trata de um BMW, marca que tem um custo maior que as marcas “convencionais”.

No caso do BMW i3, os preços partem de R$ 199.950 na versão de entrada, e chegam a R$ 239.950, aproximadamente, na versão topo de linha, a qual incluis itens como Assistente de estacionamento, teto solar duplo, ar-condicionado digital, bancos de couro marrom e som Harman Kardon.

Não é apenas um motor elétrico

Os modelos elétricos têm como principal característica a substituição dos motores a combustão pelos movidos a energia elétrica, e muitos deles tem modelos que apresentam uma e outra opção de motorização, mudando apenas a versão e trazendo os mesmos elementos de série, design e acabamento.

Com o BMW i3 isso é diferente. O modelo não traz apenas um motor elétrico mas sim um conjunto tecnológico de ponta que é movido a energia elétrica. Aqui o conceito de carro muda significativamente, trazendo o futuro para o presente. Toda sua estrutura, design, relação com o meio ambiente, enfim tudo é projetado para trazer uma nova visão de locomoção, saudável e limpa para todos.

Motorização consistente

O novo BMW i3 conta com dois motores sob o capô: um é movido a gasolina, com tração traseira, de 2 cilindros em linha, 8V, com injeção direta, e 647cc, capaz de gerar 38 cv de potência a 5.000 rpm, e um torque máximo de 5,7 kgf.m a 4.500 rpm. O outro é o motor elétrico de 170 cv de potência a 4.800 rpm, 25,5 kgf.m de torque máximo.

Mas ao contrário do que parece à primeira vista, o motor a combustão serve como um gerador de energia para o motor elétrico e não diretamente para impulsionar o veículo. Por isso conta com um tanque de apenas 9 litros, sendo capaz de proporcionar energia para 150km extra aos 180km proporcionados pela bateria. Esse extensor de autonomia é acionado de modo automático quando a bateria chega num nível baixo.

Além desse gerador de energia, o modelo também consegue se beneficiar do sistema de freios como fonte adicional. Ou seja, quando os freios são acionados pelo motorista a energia é transferida para a bateria. O câmbio é automático de uma marcha apenas.

Mas não pense que isso deixa o modelo lento para responder, ao contrário, é mais rápido do que se podia esperar. Ele alcança de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos, apenas 5 milésimos depois do BMW 320i de 184 cv com motor a combustão.

Construção inteligente e sustentável

Toda sua construção, desde o chassi e da célula de proteção (feita de fibra de carbono – CFRP, mais leve e durável do que o aço), combina de modo primoroso material leve e sustentável, proporcionando segurança aos ocupantes e ao meio ambiente.

Com seu sistema de tração totalmente elétrico o BMW i3 entrega uma potência de 170 cv e um torque de 250 Nm, proporcionando um alto prazer de dirigir sem emitir CO2, com uma autonomia de até 180 km quando no modo elétrico.

As dimensões do modelo são:

Quanto tempo leva pra recarregar?

As baterias do BMW i3 passaram por uma atualização e receberam 50% a mais de capacidade de carga, subindo de 22 kWh para 33 kWh. Com isso, a autonomia teve um salto de 50 km, apesar de ter ficado também 50 kg mais pesada. Mas na Europa uma nova versão com bateria de 120 kWh já foi lançada, e tudo parece indicar que em breve atravessará o Oceano para o nosso lado.

O que ainda complica um pouco seu uso no Brasil é o sistema de recarga pouco difundido. Para uma recarga completa da bateria, de 0 a 100%, numa tomada elétrica comum o tempo de será mais de 12 horas. Com o sistema adequado, que seria o BMW i Wallbox, esse tempo cairia para pouco mais de 3 horas.

Com o controle nas mãos

Como se fez menção no início do texto, o BMW i3 não é apenas uma versão elétrica de um carro qualquer. O modelo realmente oferece uma tecnologia exclusiva que poucos veículos possuem.

Para começar, o controle do carro está constantemente em suas mãos. Não estamos dizendo só quando você está dentro do veículo, estamos afirmando que está SEMPRE em suas mãos.

Através de um aplicativo de smartphone é possível controlar diversos recursos do carro pelo celular. Por exemplo, verificar se as portas do veículo estão trancadas, e caso não estejam será possível fazê-lo pelo aplicativo. Ou ainda, acionar o sistema de climatização, localizar o veículo num estacionamento acionando a buzina ou ligando os faróis.

Segurança em primeiro lugar

Para a BMW a segurança vem em primeiro lugar. Por isso, um sistema de Chamada de Emergência Inteligente foi desenvolvido para oferecer um serviço exclusivo. Ao toque de um botão no teto do carro o motorista terá acesso a uma central de ajuda para o que precisar. Além disso, em caso de acidente de médio ou grande porte, a central informará imediatamente os bombeiros e a polícia sobre o local do acidente e o estado em que o veículo se encontra.

O sistema BMW Connecteddrive

Além de compreender os serviços de Chamada de Emergência Inteligente e do controle remoto do veículo, o sistema BMW Connecteddrive também oferece informações em tempo real do trânsito e também serviço de Concierge, ajudando o motorista a encontrar o melhor local para suas necessidades.

Ele também é responsável pelo Controle de Cruzeiro Adaptativo com Stop & Go, que permite definir uma velocidade limite sem a necessidade de ficar com o pé no acelerador, mas que também possibilita ao sistema a capacidade de frear o carro para manter uma distância mínima do veículo à frente, tudo de forma automática.

O sistema também traz a tecnologia da Proteção Ativa. Caso surja alguma situação crítica o sistema pré-tensiona os cintos de segurança, coloca o assento (elétrico) na posição vertical e fecha janelas e teto solar. Além disso, o veículo desacelera podendo parar completamente ou ao menos diminuir a força de um eventual impacto.

Outros elementos como o Assistente de saída de Faixa, BMW Head-Up Display, Assistente de Congestionamento, Câmera de visão traseira, Assistente e Sensores de Estacionamento fazem parte do pacote, o qual é opcional.