O X3 híbrido está disponível em duas versões: o xDrive30e, por R$ 364.950, e o xDrive30e X Line, a R$ 390.950.
O modelo topo de linha custa R$ 31 mil a mais que sua versão equivalente a combustão e oferece o melhor da união de um SUV híbrido, luxo, espaço e potência.
Com 4,71 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,68 de altura e entre-eixos de 2,86 m, o BMW X3 híbrido oferece um espaço interno digno das peruas “de mãe”. E ainda, os ocupantes contam com sistema de áudio da grife Harman Kardon, conexão com smartphone para Android Auto e Apple CarPlay (sem necessidade de cabo pro iPhone) e atualizações de sistema remoto via internet (não é necessário levar o carro até a concessionária para fazer updates de firmware).
O quadro de instrumentos é totalmente digital e configurável. É possível exibir as rotas no meio da tela, dados do sistema multimídia e informações sobre eficiência energética. Um hodômetro parcial exibe a quilometragem total e o quanto foi percorrido utilizando exclusivamente a eletricidade. E ainda o X3 30e possui Head-Up Display, que projeta informações no para-brisa para diminuir distração do motorista.
O volume no bagageiro é de 450 litros, apenas 50 litros a menos que as versões a combustão. A diferença está no assoalho mais elevado para abrigar os acumuladores. Isso porque o X3 30e carrega os módulos de bateria instalados perto do eixo traseiro.
O X3 híbrido tem ainda rodas de 20 polegadas, suspensão firme e independente nas quatro rodas, com pneus de perfil baixo (275/40), é equipado com câmera na dianteira e na traseira, com sensores e sistema de estacionamento automático.
Sobre segurança, o SUV tem assistentes de prevenção contra colisão dianteira e alerta de colisão na traseira. O carro conta com aviso de tráfego cruzado e monitor de faixa com feedback de correção na direção.
Outro alerta interessante é o de aproximação de veículo nas faixas laterais. Além de monitorar o ponto cego diagonal à carroceria, esse monitor alerta o motorista a não mudar de pista quando há risco de acidente.
Há também um sistema de segurança ativa curioso: no modo elétrico, já que é muito silencioso, o carro emite um ruído artificial que dá a sensação tecnológica “espacial”, servindo de alerta de proximidade para pedestres.
E por fim, a motorização do X3 híbrido combina gasolina com eletricidade, sendo possível rodar apenas no modo elétrico e evitar a combustão. Quando funciona com a energia das baterias, o X3 não passa dos 140 km/h. A velocidade máxima de 250 km/h só é atingida quando os dois motores atuam juntos. O propulsor a gasolina é o B48, um quatro cilindros de 2 litros compartilhado com o Série 3. Sua aceleração de zero a 100 km/h é feita em 6,8 segundos.
Por ser um automóvel híbrido do tipo plug-in, as baterias podem ser recarregadas na tomada. Em um carregador residencial, de 220 V e 32A (wallbox), a operação leva cerca de três horas, podendo variar. Também é possível utilizar o motor a gasolina para recarregar as baterias, basta configurar o sistema para poupar a carga por meio do Battery Control.