Bugatti Bolide é um hipercarro cheio de novidades

Com o anúncio do novo hipercarro Bolide não foi diferente: Em poucas horas, o modelo conceito já era notícia em todo o mundo. A velocidade dos Bugatti é sempre indiscutível, mas desta vez outro fator chamou atenção da mídia: O peso!
Publicado em Notícias dia 11/11/2020 por Alan Corrêa

Quando a Bugatti anuncia um novo veículo, é instantâneo que o mundo automotivo pare para acompanhar as informações sobre o mesmo, afinal estamos falando da marca que nos últimos anos se consagrou como a montadora que produz os veículos de produção em série mais rápidos do mundo.

Com o anúncio do novo hipercarro Bolide não foi diferente: Em poucas horas, o modelo conceito já era notícia em todo o mundo. A velocidade de um Bugatti é sempre indiscutível, mas desta vez outro fator chamou atenção da mídia: O peso!

Leve como um carro de Fórmula 1

Conceito pensado especialmente para as pistas
Conceito pensado especialmente para as pistas

Quando falamos sobre carros leves, automaticamente nos vêm a cabeça os carros da Fórmula 1. Os carros que são pilotados por estrelas como Lewis Hamilton, Sebastian Vettel, Valtteri Bottas e Daniel Ricciardo possuem uma relação de peso/potência de 0,74kg/cv – ou seja – cada cavalo precisa empurrar apenas 720g. Isso parece um absurdo, não?

Bem, pelou menos não para o Bolide! Relações de peso/potência sempre são bem específicas no mundo automotivo, como o que a Koenigsegg fez com o One:1, modelo cujo 1 cv empurrava 1kg do veículo. Já o novo modelo da Bugatti? A relação é de incríveis 670 gramas por cavalo, tendo uma relação peso/potência superior a de um carro de Fórmula 1!

Conceito para eficiência

Este é o Bugatti mais radical já feito
Este é o Bugatti mais radical já feito

Mas como a Bugatti conseguiu criar um veículo tão leve? A resposta está na máxima de Colin Chapman, criador da Lotus: “Para ganhar velocidade, adicione leveza”! A Lotus por sua vez segue este estilo de pensamento até os dias atuais.

Voltando ao Bolide, é de prache que todos os veículos da Bugatti por mais que a velocidade máxima fossem o foco, os veículos ainda teriam requintes de luxo, afinal são carros de mais de milhão de euros! Então, qual seria o resultado caso um Bugatti tivesse apenas o essencial, sem luxo algum e completamente voltado para pistas?

Esta resposta foi descoberta com o Bolide e seus 1.240 kg contra as quase duas toneladas do Chiron, fazendo com que o modelo pese menos que um Volkswagen Golf!

Números incríveis

O carro entrega 1.850 cv de potência e pesa apenas 1.240 kg
O carro entrega 1.850 cv de potência e pesa apenas 1.240 kg

Se os números do peso já assustam, consegue imaginar os de velocidade e potência? Eles são o suficiente para fazer com que o Bolide se tornasse o carro de rua mais veloz do mundo.

Utilizando um motor com 16 cilíndros em W e quatro turbinas, o Bolide entrega “somente” 1.850 cavalos de potência e 188 kgfm de torque, podendo alcançar uma velocidade máxima que, de acordo com a própria Bugatti, passa os 500 km/h.

Os números não param de impressionar por aí! A aceleração de 0-100 km/h é feita em apenas 2,17 segundos e 0-300 em 7,37 segundos, sendo mais rápido que o 0-100 de um Audi A3! Já para alcançar os 500 km/h, são necessários apenas 20,16 segundos!

Qual será o futuro do Bolide?

Aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 2,17 segundos
Aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 2,17 segundos

Já está ansioso para ver flagras do Bolide acelerando pelas ruas? Sentimos em informar, mas isso será praticamente impossível (ao menos por enquanto). Tudo isso se deve ao fato do Bolide ser apenas um protótipo e, caso venha a ser feito em série, será focado para o uso em pistas e não em vias urbanas.

A decisão do que fazer com o Bolide atualmente está em segundo plano, visto que a Volkswagen, marca dona da Bugatti, está à um passo de ser vendida para a montadora croata Rimac, fazendo com que as atenções estejam voltadas para o futuro da fabricante francesa.

Enquanto por ora não saberemos o futuro da Bugatti, nos resta apenas imaginar e esperar para que o projeto do Bolide se torne uma realidade e não fique apenas no protótipo!