Cadastro Positivo Condutores: cadastro e consulta RNPC pode ser feito pelo app CNH Digital

O bom motorista tem um motivo para comemorar, a chegada do Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), mais conhecido como Cadastro Positivo de Condutores, o sistema deve premiar a boa conduta de motoristas que não cometeram infração de trânsito nos últimos 12 meses.

Novidades
Publicado em 22/09/2022 por Alan Corrêa
Cadastro Positivo Condutores: cadastro e consulta RNPC pode ser feito pelo app CNH Digital

O cadastro no RNPC é fácil, rápido, não custa nada e pode ser feito através do app CNH Digital diretamente pelo celular (veja como baixar app Carteira Digital de Trânsito – CDT). O cadastro foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para o Ministério da Infraestrutura e seu lançamento faz parte das ações da Semana Nacional de Trânsito, promovida pela pasta.

Fazer Cadastro RNPC

Motoristas já podem aderir ao cadastro positivo (Marcello Casal Jr / Agência Brasil)
Motoristas já podem aderir ao cadastro positivo (Marcello Casal Jr / Agência Brasil)

A participação no cadastro é voluntária, mediante autorização do condutor. Ela pode ser registrada por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou no Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Ao se registrar, o participante dá o consentimento para que seu cadastro seja visualizado como apto a receber os benefícios.

As empresas que quiserem atuar com o RNPC devem comunicar o interesse à Senatran e apresentar os benefícios que serão oferecidos por meio de um formulário online. Para dar visibilidade aos parceiros da iniciativa, a Secretaria Nacional de Trânsito criou o selo Parceiro do Bom Condutor, que poderá ser utilizado em ações promocionais, portais, redes sociais e aplicativos.

O Cadastro Positivo de Condutores foi estabelecido pela Lei 14.071/2020, que alterou diversos dispositivos do Código de Trânsito Brasileiro, como a ampliação do prazo de validade das habilitações. A iniciativa foi regulamentada em julho deste ano pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Vantagens do Cadastro Positivo de Condutores

Ele permite que empresas privadas e órgãos públicos ofereçam benefícios e vantagens aos motoristas. Entre elas, por exemplo, estão reduções em taxas de serviços públicos e privados, condições diferenciadas para locação de veículos e contratação de seguros, descontos em pedágios e em estacionamento e oferta de cashback.

De acordo com o ministro Marcelo Sampaio, salvar vidas nas pistas do país e incentivar boas práticas que aumentem a proteção dos cidadãos no trânsito é prioridade do Ministério da Infraestrutura. “Ao propor o RNPC, o Governo Federal está inovando na forma de fazer política pública, incentivando boas práticas no trânsito e premiando o condutor que cumpre as regras, e não apenas punindo os infratores”, afirmou.

“A segurança do trânsito também se baseia no pilar da educação e, nesse sentido, o cadastro positivo é uma medida revolucionária, já que ultrapassa as campanhas de fiscalização e respeito à legislação, quando estas já não são suficientes”, declarou o secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro.

Motoristas que não cometeram infrações no último ano já podem se inscrever no cadastro nacional positivo
Motoristas que não cometeram infrações no último ano já podem se inscrever no cadastro nacional positivo

A boa conduta dos motoristas poderá ser premiada com benefícios como descontos e isenção de taxas, condições diferenciadas para locação de veículos, contratação de seguros, tarifas de pedágio e estacionamento e muitos outros. Empresas e instituições interessadas em oferecer vantagens podem manifestar interesse à Senatran, a qualquer momento, preenchendo um formulário on-line.

As vantagens poderão ser concedidas a partir de 13 de outubro, quando o cadastro será ativado.

*Com informações da Agência Brasil e GovBR.

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?