Carros elétricos da BMW encaram o Círculo Polar Ártico

A BMW difundiu uma série de imagens que mostram as próximas gerações dos modelos iX3, i4 e iNEXT com uma espécie de camuflagem no Centro de testes da Suécia, sendo testados enfrentando as baixas temperaturas do inverno com pistas cheias de neve e gelo.
Publicado em Notícias dia 5/04/2019 por Alan Corrêa

A BMW difundiu uma série de imagens que mostram as próximas gerações dos modelos iX3, i4 e iNEXT com uma espécie de camuflagem no Centro de testes da Suécia, sendo testados enfrentando as baixas temperaturas do inverno com pistas cheias de neve e gelo.

Futura geração elétrica BMW

A região circunvizinha do Círculo Polar Ártico em Arjeplog na Suécia está sendo o cenário dos testes dos próximos modelos totalmente elétricos da BMW.

Futura geração elétrica BMW
Futura geração elétrica BMW

Inspirados no conceito definido pela empresa de Munich como Sport Activity Vehicle (SAV), os modelos BMW iX3, i4 e iNEXT são a próxima geração elétrica que terão um visual mais coupé.

Com efeito, a BMW está trabalhando com empenho no desempenho da futura geração elétrica, submetendo os modelos a uma série de provas exigentes sob o rigoroso inverno sueco.

O trio elétrico que já tem previsão de lançamento estabelecida teve sua divulgação feita pela própria BMW, embora camuflando o visual dos modelos e revelando ainda poucos detalhes.

Círculo Polar Ártico

O Centro de testes da Suécia comportam pistas e lagos coberto de gelo e neve, asfalto seco e trilhas de cascalho, condições ideais para o desafio da eficácia do novo motor elétrico, da bateria e do sistema de refrigeração.

O frio intenso é um dos principais problemas para os modelos elétricos manterem a maior autonomia possível, já que faz baixar drasticamente os quilômetros percorridos em condições adversas.

Esta é a razão pela qual os engenheiros da BMW preferem testar em temperaturas abaixo de zero o rendimento do sistema de armazenamento de energia, o transferência de energia para o motor e o funcionamento do sistema de aquecimento e ar condicionado.

A regulagem dos sistemas de transmissão e suspensão também é testada acima das habituais condições de trânsito. É verificada a interação do sistema de tração integral e do controle de estabilidade para em seguida realizar uma calibragem mais precisa e preparada para suportar condições extremas.

O mesmo rigor de testes e configurações se aplica para os sistemas de direção e frenagem, fundamentais para manter o controle do veículo.

BMW iX3

Com previsão de lançamento mais próxima, ano que vem, a quinta geração do BMW iX3 será o primeiro modelo BMW com tecnologia eDrive e que trará uma nova experiência de direção elétrica.

BMW iX3
BMW iX3

Sua longa autonomia de mais de 400 km com capacidade de carregamento de 150 kW nas estações de fornecimento é a ideal para deslocamento de longa distância e uso diário.

O primeiro modelo elétrico da BMW será fabricado na cidade chinesa de Shenyang pela joint venture BMW Brilliance Automotive e terá que enfrentar rivais de peso como o Tesla Model Y, o Audi e-tron e o Jaguar i-Pace.

BMW i4

O BMW i4 – modelo coupé de quatro portas – que está sendo testado no clima extremo sueco está equipado com propulsão elétrica eDrive com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos e velocidade máxima acima dos 200 km/h, bem como autonomia superior aos 600 km

BMW i4
BMW i4

A partir de 2021 o i4 com seu visual dinâmico e alto conforto já estará disponível a venda na fábrica de Munique.

iNEXT

BMW iNEXT
BMW iNEXT

De acordo com a BMW, a versão definitiva do iNEXT também tem previsão de lançamento a partir de 2021 na fábrica alemã em Dingolfing e será o carro chefe da categoria elétrica, com os últimos avanços desenvolvidos pela empresa em termos de conectividade inteligente e condução automatizada.