Carros elétricos perdem valor de até 47% em dois anos; entenda o impacto

Nos últimos dois anos, os carros elétricos no Brasil enfrentaram uma desvalorização significativa, com modelos perdendo até 47% de seu valor inicial. O mercado mudou rapidamente com a chegada de novos concorrentes e a queda dos preços, afetando tanto consumidores quanto fabricantes.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 11/08/2024

Nos últimos dois anos, o mercado de carros elétricos no Brasil passou por mudanças expressivas. Modelos que antes eram considerados inovadores e acessíveis, hoje enfrentam uma desvalorização significativa. A chegada de novos concorrentes, principalmente de marcas como BYD, alterou o cenário, obrigando fabricantes a reduzir preços para se manterem competitivos.

O Renault Kwid E-Tech, lançado em 2022, inicialmente custava R$ 142.990 e foi uma das opções mais baratas de carro elétrico no país. No entanto, com o tempo e a chegada de modelos como o BYD Dolphin, seu preço caiu para R$ 99.990. Mesmo assim, quem comprou o Kwid no lançamento hoje vê seu carro valer em torno de R$ 79.700, uma desvalorização de 44,3%.

Os carros elétricos enfrentam uma desvalorização expressiva, refletindo as mudanças rápidas no mercado automotivo e a chegada de novos modelos mais acessíveis.
Os carros elétricos enfrentam uma desvalorização expressiva, refletindo as mudanças rápidas no mercado automotivo e a chegada de novos modelos mais acessíveis.

Outro exemplo é o Caoa Chery iCar, que começou com um preço competitivo de R$ 139.990. A entrada de novos modelos fez o preço cair e, atualmente, o iCar é vendido por R$ 119.990. No entanto, a desvalorização é perceptível: um modelo 2022 usado pode ser encontrado por R$ 79.900, representando uma queda de 42,9%.

O Peugeot e-208 GT, um modelo com proposta mais premium, também sofreu forte desvalorização. Lançado em 2022 por R$ 276.990, o carro hoje pode ser encontrado por cerca de R$ 146.000, o que significa uma perda de 47,2% do valor inicial. Esse percentual faz do e-208 GT o modelo com maior desvalorização entre os analisados.

Modelos como o Fiat 500e e o Volvo XC40 também não escaparam da queda de preços. O Fiat 500e, que custava R$ 255.990 em 2022, hoje é vendido por R$ 214.990, e a versão usada pode ser encontrada por R$ 159.820, uma desvalorização de 37,5%. O Volvo XC40, tanto na versão monomotor quanto bimotor, teve uma desvalorização que variou entre 35,7% e 44,4%, dependendo da configuração.

A chegada de novos modelos, como o Chevrolet Bolt e o Nissan Leaf, que não conseguiram emplacar no mercado brasileiro, também contribuiu para essa tendência de queda nos preços. Esses carros enfrentaram uma desvalorização de cerca de 45%, mostrando que o mercado de carros elétricos ainda é volátil e sujeito a mudanças rápidas.

Fonte: QuatroRodas.