Carteira de habilitação digital: veja como baixar a CNH digital no celular

A carteira de habilitação digital, também conhecida como CNH digital, leva através do app do seu smartphone uma versão da CNH no celular. Isso deixa a vida mais prática e fácil para os motoristas brasileiros.

Tecnologia
Publicado em 13/04/2022 por Alan Corrêa
Carteira de habilitação digital: veja como baixar a CNH digital no celular

A carteira digital de trânsito (CDT) é um aplicativo oficial do governo brasileiro que reúne toda sua documentação de trânsito de forma digital no seu celular, isso inclui sua CNH e o licenciamento (CRLV) do veículo.

Baixar app para ter a CNH no celular

Para ter a Carteira Digital de Trânsito no seu smartphone é muito fácil e você não paga nada pra baixar, basta acessar a loja de aplicativos do seu celular e procurar pelo aplicativo oficial da carteira de habilitação digital.

Pra quem usa celulares com o sistema Android, deve baixar o app na Play Store, já os usuários de iPhones, devem fazer o download através da App Store, a loja de aplicativos da Apple.

Com todas as informações da habilitação impressa, inclusive foto e QR-Code, o documento digital poderá ser acessado pelo aplicativo CNH Digital, da Serpro, empresa de tecnologia da informação do governo federal, nas lojas virtuais.

Como Fazer sua CNH digital

Acesso é pelo Gov.Br

Caso tenha clicado em “ENTRAR” nas telas seguintes será necessário primeiro digitar o seu CPF, quem já tiver realizado o cadastro no acesso.gov.br, Sine Fácil ou no meu INSS, precisará apenas colocar seu CPF clicar em próxima, continuar, digitar sua senha, autorizar o uso de dados pessoais e pronto.

Caso você não tenha cadastro, será necessário clicar em “Crie sua conta” e seguir os passos conforme telas abaixo, bem simples e intuitivo.

Após este procedimento de criação de senha no acesso.gov.br, acesse novamente o aplicativo digite seu “CPF” e a senha cadastrada, e clique em “ENTRAR”.

CNH digital vale como documento oficial

A Carteira Digital de Trânsito é um aplicativo que guarda, no seu celular, sua carteira de motorista e o documento do veículo que esteja em seu nome. É uma forma segura de ter seus documentos sempre à mão, com a mesma validade dos documentos impressos. Outra vantagem é poder compartilhar o documento digital do veículo com as outras pessoas que o utilizam.

A carteira Digital de Trânsito, também conhecida como a CNH Digital, vem sendo utilizada cada vez mais pelos motoristas no Brasil para não correr o risco de não estar com a cópia física de sua CNH em mãos.
A carteira Digital de Trânsito, também conhecida como a CNH Digital, vem sendo utilizada cada vez mais pelos motoristas no Brasil para não correr o risco de não estar com a cópia física de sua CNH em mãos.

A CDT deve ser aceita como documento oficial por agentes de trânsito ou policiais, conforme Portaria da Senatran nº 184 de 17 de agosto de 2017, Resolução do Contran nº 684 de 25 de julho de 2017 e Resolução do Contran nº 809, de 15 de Dezembro de 2020.

Para conseguir incluir seus documentos dentro da Carteira Digital de Trânsito, sua CNH precisa ter sido emitida a partir de maio/2017. A partir dessa data, todas as CNHs foram emitidas com a tecnologia de QR Code e permitem leitura e validação pelo aplicativo Vio.

*Com informações do Serpro, Techdoido, Agência Brasil e Detran.MT.

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?