Chefe de Design da Volkswagen conta detalhes do novo Taos 2021

O novo SUV a entrar para a família Volkswagen nas Américas é o Taos, que deve ficar entre o T-Cross e o Tiguan.
Publicado em Notícias dia 21/04/2021 por Alan Corrêa

O novo SUV a entrar para a família Volkswagen nas Américas é o Taos, que deve ficar entre o T-Cross e o Tiguan.

O Volkswagen Taos 2021 foi desenvolvido sobre a Estratégia Modular MQB, a mais avançada do Grupo Volkswagen no mundo, o Taos pesa 1.420 kg, significativamente mais leve que os SUVs médios.

O modelo promete um eficiente motor 250 TSI (150 cv e 25,5 kgfm) e você terá a melhor relação peso/torque entre os concorrentes diretos, com 55,69 kg/kgfm. E com o torque máximo disponível em uma ampla faixa, de 1.500 a 4.000 rpm! Ou seja, o Taos faz ultrapassagens mais rápidas e seguras. Ele acelera de 0 a 100 km/h em apenas 9,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 194 km/h.

A transmissão é a automática de seis marchas (AQ-250), com possibilidade de trocas sequenciais na alavanca de câmbio ou nos shift paddles do volante. Esse conjunto chega a todas as versões do Taos.
A transmissão é a automática de seis marchas (AQ-250), com possibilidade de trocas sequenciais na alavanca de câmbio ou nos shift paddles do volante. Esse conjunto chega a todas as versões do Taos.

O motor 1,4L TSI, fabricado na planta de São Carlos, interior de São Paulo, é o mais premiado da história do International Engine of the Year, por conciliar excelente desempenho e baixo consumo de combustível. Esse motor traz o que há de mais avançado em motores de combustão interna: bloco e cabeçote de alumínio, turbocompressor de baixa inércia, injeção direta de combustível, quatro válvulas por cilindro, duplo circuito de arrefecimento e intercooler ar-água (trocador de calor).

“Taos apresenta elementos peculiares e ousados, típicos da marca Volkswagen”. É assim que Klaus Zyciora, chefe de Design do Grupo Volkswagen, apresenta o Taos.

No vídeo abaixo, Klaus Zyciora e Marco Pavone, chefe de Design de Exteriores da Volkswagen, realçam detalhes do visual do Taos. O modelo chega ao mercado brasileiro no segundo trimestre deste ano e traz, além de muito conforto, conectividade e segurança, um design que consegue, ao mesmo tempo, ser único e expressar o DNA Volkswagen.

O Taos é o primeiro SUV produzido pela Volkswagen na fábrica de General Pacheco, na Argentina.
O Taos é o primeiro SUV produzido pela Volkswagen na fábrica de General Pacheco, na Argentina.

Para Marco Pavone, “a frente do Volkswagen Taos mostra exatamente o que a Volkswagen representa: execução perfeita”.

O modelo pode ser reconhecido de longe, uma vez que estreia a nova assinatura noturna da marca na América do Sul, que liga os faróis ao logo dianteiro com um filete de LED. Essa união forma uma linha única de luz na frente do carro, que atua como luz de condução diurna. Os faróis full LED são equipados com tecnologia IQ. Light, que, além de elegante, proporciona um maior alcance dos feixes de luz, tanto frontal quanto lateralmente. O designer também fala sobre as linhas do Taos: “o capô é bem horizontal e a frente é realmente vertical, proporcionando ao carro um visual sólido e robusto”.

Mas não é só a frente que impressiona. O tratamento da parte frontal do modelo também foi aplicado na traseira. “O para-choque traseiro também é escultural, muito musculoso e ajuda a dar ao carro um aspecto realmente bonito e robusto”, conta Marco Pavone. A traseira ainda ostenta uma lanterna com design marcante, de onde sai um vinco que percorre toda a lateral do veículo, terminando nos faróis. Na lateral, também é fácil perceber as ótimas proporções do Taos, que possui 4,46 metros de comprimento, sendo 2,68 metros somente de entre-eixos. Isso significa muito espaço interno e um curto balanço traseiro e dianteiro, ou seja, o Taos é um perfeito SUV. “Nós na Volkswagen temos um design integrado que fala por todo o corpo do carro”, conclui Marco Pavone.