buscar
Carros

Chevrolet Corvette Z06 2023 tem 680 cv

O novo Chevrolet Corvette Z06 2023 ficou simplesmente sensacional. Sua versão mais agressiva estará equipada com um motor V8 de 5,5 litros capaz de proporcionar 680 cv de potência. Segundo a Chevrolet, esse será o veículo de “maior potência para um motor V8 aspirado já oferecido em um carro de produção”. Trata-se do mesmo motor utilizado atualmente no C8.R, o Corvette de competição.
Publicado em Carros dia 1/11/2021 por Alan Corrêa

O novo Chevrolet Corvette Z06 2023 ficou simplesmente sensacional. Sua versão mais agressiva estará equipada com um motor V8 de 5,5 litros capaz de proporcionar 680 cv de potência.

Segundo a Chevrolet, esse será o veículo de “maior potência para um motor V8 aspirado já oferecido em um carro de produção”. Trata-se do mesmo motor utilizado atualmente no C8.R, o Corvette de competição.

O motor mais potente em um carro de produção

Por fim chegou o Chevrolet Corvette Z06 2023, que contará com um motor V8 de 5,5 litros, capaz de gerar até 680 cv de potência. Seu torque máximo é de 65,6 kgfm na casa dos 8.600 RPM.

Isso mesmo, você não leu errado. O motor é realmente esportivo e pode trabalhar nessa casa de giros, o que faz dele o “motor V8 aspirado já oferecido em um carro de produção”. Sua produção está prevista para começar em meados de 2022.

Chevrolet Corvette Z06 2023 (foto: divulgação)

Um motor excepcional

Com certeza estamos falando de um motor excepcional. Construído em bloco de alumínio, com pistões de alumínio forjado e virabrequim plano. É justamente essa composição que permite o motor girar mais rápido.

A disposição do motor no veículo continua sendo central-traseira. A capacidade de manter o giro tão alto, na casa dos 8.600 giros, proporciona um ronco do motor ainda mais visceral do que nunca.

Chevrolet Corvette Z06 2023 (foto: divulgação)

Um câmbio à altura do motor

Mas esse motor não seria nada se não tivesse um câmbio que estivesse à sua altura. Mas os novo Chevrolet Corvette Z06 2023 não tem do que reclamar. O câmbio de dupla embreagem de 8 marchas proporciona relações mais curtas.

Essa combinação de um motor tão potente, capaz de elevar tão alto seu giro, e uma transmissão com relações mais curtas e tão eficiente permitem que o novo Corvette faça de 0 a 100 km/h em apenas 2,6 segundos, um pouco mais rápido que o Porsche 911 Turbo S de 650 cv. Não é brincadeira!

Chevrolet Corvette Z06 2023 (foto: divulgação)

Sistema de segurança avançada

O novo Chevrolet Corvette Z06 2023 também conta com diversos sistemas de segurança avançada. Um deles é o diferencial eletrônico de deslizamento limitado, que atua em conjunto com o sistema de tração.

Esse sistema permite o piloto escolher entre cinco opções de configuração de redução de torque e respostas dos freios. Um desses “modos de condução” – embora não seja exatamente isso – é específico para pistas.

Chevrolet Corvette Z06 2023 (foto: divulgação)

Freios de última geração

O sistema de freios do modelo também não deixa nada a desejar, e utiliza elementos de última geração, o que há de melhor no mercado. Qualquer coisa menos que isso seria, no mínimo, incoerente para um carro tão veloz e agressivo.

O novo Corvette 2023 será equipado com discos de 370 mm com pinças de 6 pistões na frente, e discos de 380 mm com 4 pistões atrás, tudo da marca Brembo. As rodas dianteiras de 20 polegadas usam pneus 275/30 ZR20 e as traseiras de 21 polegadas levam os 345/25 ZR21 Michelin.

Chevrolet Corvette Z06 2023 (foto: divulgação)

Um pacote ainda mais esportivo, e mais exclusivo

Se você não estiver satisfeito com o que o Chevrolet Corvette Z06 oferece, não tem problema. Está disponível também o pacote de performance Z07. Esse pacote conta com freios de carbono-cerâmica, pneus Michelin Sport Cup 2 R ZP (mais aderentes), suspensão adaptativa com calibração esportiva, e rodas de fibra de carbono que deixam o carro 18 kg mais leve.

Legal né? Calma, não é tudo. Esse pacote ainda inclui equipamentos de fibra de carbono que melhoram a aerodinâmica do veículo. Ela produz 333 kg de downforce a 300 km/h, melhor resultado na história da linha Corvette. Agora sim dá pra brincar, não é mesmo?

Chevrolet Corvette Z06 2023 (foto: divulgação)

Muito luxo e tecnologia por dentro

Por dentro o novo Corvette não decepciona. O volante é feito em fibra de carbono, bem como o acabamento das portas. Os bancos – são três opções possíveis – anatômicos deixam o conforto garantido, e a segurança deles fica por conta dos 6 cintos de segurança.

Tecnologia também não falta. O Head up display vem de série no modelo. Além disso, são 12 opções de cores externas e 7 de cores internas. As pinças dos freios também são coloridas, oferecidas 6 opções. As rodas são oferecidas em 7 opções diferentes de desenho, podendo ser em alumínio forjado ou fibra de carbono.

Chevrolet Corvette Z06 2023 (foto: divulgação)

Um modelo para quem é exigente

O novo Chevrolet Corvette Z06 2023 é um carro para quem é muito exigente, que não aceita nada menos que a perfeição. A tal ponto que, nos EUA o Z06 é festejado como uma opção mais agressiva do carro que virou patrimônio nacional.

Steve Hill, vice-presidente da Chevrolet, diz: “O Corvette sempre trouxe um cliente exigente para a família Chevy. Este novo Z06 foi projetado e desenvolvido para definir um padrão mais alto com níveis elevados de habilidade, personalização e desempenho para que os clientes possam realmente ter seu próprio carro de desempenho sob medida.”

Mark Reuss, presidente da General Motors, ainda acrescente de forma brilhante: “O novo Corvette Z06 define o supercarro americano. Ele se baseia no design distinto e na dinâmica inovadora introduzida com o Corvette de motor central e os eleva para oferecer capacidade de pista refinada, mas intransigente, com desempenho de classe mundial.”

Chevrolet Corvette Z06 2023 (foto: divulgação)