Chevrolet Onix Joy 1.0 2019: vale a pena comprar um usado?

O Chevrolet Onix Joy 1.0 2019 usado é ideal para quem busca economia e praticidade, sendo útil em rotinas urbanas e serviços como transporte por aplicativo. Seus pontos positivos incluem baixo consumo e manutenção acessível, enquanto os negativos são itens básicos e desgaste de uso intenso. Avaliar histórico e estado geral é essencial.
Publicado por Alan Corrêa em Usados dia 15/12/2024

O Chevrolet Onix Joy 1.0 2019 é uma excelente opção de carro usado para quem busca um veículo econômico, confiável e com manutenção acessível. Voltado para uso urbano e ideal para motoristas de aplicativos ou pessoas que priorizam baixo custo de manutenção, ele oferece uma motorização 1.0 simples, mas eficiente, com consumo que pode ultrapassar os 15 km/l na estrada com gasolina. Além disso, o modelo se destaca pela robustez mecânica e pela facilidade de encontrar peças, características que tornam sua manutenção descomplicada. Seu design é mais simples em relação às versões superiores do Onix, mas ainda agrada a quem busca um visual discreto e funcional.

Pontos Principais:

  • Motor 1.0 flex com consumo eficiente.
  • Manutenção acessível e peças disponíveis.
  • Equipamentos básicos, sem itens de conforto avançados.
  • Atenção ao histórico de uso, especialmente para transporte por aplicativos.

Por outro lado, o Onix Joy 2019 tem alguns pontos que merecem atenção. Como é uma versão de entrada, ele não conta com muitos itens de conforto ou tecnologia, como vidros elétricos traseiros ou central multimídia, e sua direção é hidráulica, mais pesada que a direção elétrica oferecida em outros modelos. Além disso, é importante verificar se o carro apresenta desgastes excessivos, comuns em veículos que foram usados como táxi ou para aplicativos de transporte. Problemas como ruídos no sistema de suspensão, falhas nos freios ou desgaste na embreagem podem ser sinais de uso intenso e custos adicionais de reparo.

Com bom histórico de uso e manutenção, o Onix Joy 2019 é uma opção econômica e prática. Avalie o custo-benefício e leve um mecânico para garantir uma boa compra.
Com bom histórico de uso e manutenção, o Onix Joy 2019 é uma opção econômica e prática. Avalie o custo-benefício e leve um mecânico para garantir uma boa compra.

Ao comprar um Onix Joy 2019 usado, é essencial conferir o histórico de manutenção, checar se as revisões foram feitas regularmente e inspecionar itens como pneus, suspensão, freios e sistema elétrico. Priorize veículos com quilometragem compatível com o uso e, sempre que possível, leve um mecânico de confiança para avaliar o estado geral do carro. Por fim, negocie o preço levando em conta os possíveis reparos necessários e verifique se o veículo está em dia com documentos e multas. Com esses cuidados, o Onix Joy pode ser um ótimo aliado para quem procura economia e praticidade no dia a dia.

Desempenho, motor e potência

Motor dianteiro com aspiração natural. Combustível flex (álcool/gasolina). Aceleração de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos. Potência máxima de 80 cv (A) e 78 cv (G).
Motor dianteiro com aspiração natural. Combustível flex (álcool/gasolina). Aceleração de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos. Potência máxima de 80 cv (A) e 78 cv (G).

O desempenho do modelo é destacado pela velocidade máxima de 167 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos. O motor é posicionado na parte dianteira, com aspiração natural e disposição transversal. Conta com uma alimentação por injeção multiponto, utilizando 4 cilindros em linha com comando de válvulas único no cabeçote e tuchos hidráulicos.

A cilindrada total é de 999 cm³, com cilindrada unitária de 250 cm³. O acionamento do comando ocorre por correia dentada, com 2 válvulas por cilindro, diâmetro de cilindro de 71,1 mm e curso do pistão de 62,9 mm. A relação de compressão é de 12,6:1. A potência máxima alcança 78 cv com álcool e 80 cv com gasolina, ambos a 6400 rpm. O torque máximo é de 9,8 kgfm com álcool e 9,5 kgfm com gasolina, ambos a 5200 rpm.

A potência específica é de 80,1 cv/litro, e o torque específico atinge 9,8 kgfm/litro. A rotação máxima é de 6800 rpm, enquanto o motor utiliza óleo com viscosidade 0W-20. A plataforma utilizada é a Gamma II, e a tração é dianteira, com transmissão manual de 6 marchas e câmbio identificado pelo código F17-6 HR, acoplado a uma embreagem monodisco a seco.

Consumo e autonomia

Consumo urbano de 8,7 km/l (A) e 12,9 km/l (G). Consumo rodoviário de 10,9 km/l (A) e 15,6 km/l (G). Autonomia urbana de 470 km (A) e 697 km (G). Autonomia rodoviária de 589 km (A) e 842 km (G).
Consumo urbano de 8,7 km/l (A) e 12,9 km/l (G). Consumo rodoviário de 10,9 km/l (A) e 15,6 km/l (G). Autonomia urbana de 470 km (A) e 697 km (G). Autonomia rodoviária de 589 km (A) e 842 km (G).

O modelo apresenta consumo urbano de 8,7 km/l com álcool e 12,9 km/l com gasolina. Já no consumo rodoviário, os números são de 10,9 km/l com álcool e 15,6 km/l com gasolina. A autonomia estimada é de 470 km no ciclo urbano e 589 km no ciclo rodoviário com álcool. Com gasolina, os valores aumentam para 697 km no ciclo urbano e impressionantes 842 km no ciclo rodoviário.

Interior

Tração dianteira. Câmbio manual de 6 marchas. Direção com assistência elétrica.
Tração dianteira. Câmbio manual de 6 marchas. Direção com assistência elétrica.

O espaço interno é projetado para acomodar até cinco ocupantes com conforto. O porta-malas tem capacidade de 289 litros, atendendo bem às necessidades diárias e viagens curtas. A carga útil é de 375 kg, complementando a praticidade do modelo.

Medidas

Bitola dianteira de 1.487 mm, traseira de 1.493 mm. Tanque de combustível com capacidade de 54 litros. Altura mínima do solo de 117 mm.
Bitola dianteira de 1.487 mm, traseira de 1.493 mm. Tanque de combustível com capacidade de 54 litros. Altura mínima do solo de 117 mm.

A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson, com mola helicoidal como elemento elástico. Na traseira, utiliza eixo de torção também com mola helicoidal. Os freios dianteiros são a disco ventilado, enquanto os traseiros são a tambor.

O peso total do veículo é de 1011 kg, e a altura mínima do solo é de 117 mm. O modelo possui 3930 mm de comprimento, 1705 mm de largura e 1474 mm de altura. A distância entre eixos é de 2528 mm, e as bitolas dianteira e traseira são de 1487 mm e 1493 mm, respectivamente.

Os pneus dianteiros e traseiros têm medidas de 185/70 R14, com altura do flanco de 130 mm. O estepe é de tamanho 115/70 R16. A direção é equipada com assistência elétrica, garantindo um diâmetro de giro de 10,4 metros.

Preço aproximado

O preço aproximado do modelo é de R$ 49.590, considerando as especificações e o segmento ao qual pertence.

Ficha Técnica do Chevrolet Onix Joy 1.0 2019

Suspensão dianteira independente McPherson e traseira com eixo de torção. Freios dianteiros a disco ventilado e traseiros a tambor. Pneus 185/70 R14.
Suspensão dianteira independente McPherson e traseira com eixo de torção. Freios dianteiros a disco ventilado e traseiros a tambor. Pneus 185/70 R14.

Geral

  • Ano: 2019
  • Propulsão: Combustão
  • Combustível: Flex (álcool/gasolina)
  • Procedência: Nacional
  • Configuração: Hatchback
  • Porte: Compacto
  • Lugares: 5
  • Portas: 4
  • Geração: 1
  • Plataforma: Gamma II

Motor

  • Instalação: Dianteiro
  • Aspiração: Natural
  • Disposição: Transversal
  • Alimentação: Injeção multiponto
  • Cilindros: 4 em linha
  • Comando de válvulas: Único no cabeçote
  • Tuchos: Hidráulicos
  • Cilindrada unitária: 250 cm³
  • Acionamento comando: Correia dentada
  • Válvulas por cilindro: 2
  • Diâmetro do cilindro: 71,1 mm
  • Razão de compressão: 12,6:1
  • Curso do pistão: 62,9 mm
  • Deslocamento: 999 cm³
  • Potência máxima: 78 cv (A) / 80 cv (G) a 6400 rpm
  • Código do motor: Família I
  • Torque máximo: 9,8 kgfm (A) / 9,5 kgfm (G) a 5200 rpm
  • Peso/potência: 12,64 kg/cv
  • Torque específico: 9,8 kgfm/litro
  • Peso/torque: 103,2 kg/kgfm
  • Potência específica: 80,1 cv/litro
  • Rotação máxima: 6800 rpm
  • Viscosidade do óleo: 0W-20

Transmissão

  • Tração: Dianteira
  • Câmbio: Manual de 6 marchas
  • Código do câmbio: F17-6 HR
  • Acoplamento: Embreagem monodisco a seco

Suspensão

  • Dianteira: Independente, McPherson
  • Elemento elástico dianteiro: Mola helicoidal
  • Traseira: Eixo de torção
  • Elemento elástico traseiro: Mola helicoidal

Freios

  • Dianteiros: Disco ventilado
  • Traseiros: Tambor

Direção

  • Assistência: Elétrica
  • Diâmetro de giro: 10,4 m

Pneus

  • Dianteiros: 185/70 R14
  • Altura do flanco dianteiro: 130 mm
  • Traseiros: 185/70 R14
  • Altura do flanco traseiro: 130 mm
  • Estepe: 115/70 R16

Dimensões

  • Comprimento: 3930 mm
  • Largura: 1705 mm
  • Distância entre-eixos: 2528 mm
  • Altura: 1474 mm
  • Bitola dianteira: 1487 mm
  • Bitola traseira: 1493 mm
  • Porta-malas: 289 litros
  • Tanque de combustível: 54 litros
  • Peso: 1011 kg
  • Carga útil: 375 kg
  • Altura mínima do solo: 117 mm

Desempenho

  • Velocidade máxima: 167 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 13,4 s

Consumo

  • Urbano: 8,7 km/l (A) / 12,9 km/l (G)
  • Rodoviário: 10,9 km/l (A) / 15,6 km/l (G)

Autonomia

  • Urbana: 470 km (A) / 697 km (G)
  • Rodoviária: 589 km (A) / 842 km (G)

Equipamentos do Chevrolet Onix Joy 1.0 2019

Segurança com freios ABS, airbags frontais e ISOFIX. Conforto com ar-condicionado, direção assistida e vidros elétricos dianteiros. Conta-giros incluso.
Segurança com freios ABS, airbags frontais e ISOFIX. Conforto com ar-condicionado, direção assistida e vidros elétricos dianteiros. Conta-giros incluso.

Segurança

  • Freios ABS
  • Airbags frontais
  • Alarme antifurto perimétrico
  • Cintos de três pontos para todos os ocupantes
  • Encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Limpador e lavador do vidro traseiro
  • Travamento central das portas
  • Desembaçador do vidro traseiro
  • ISOFIX para fixação de cadeira infantil
  • Monitoramento de pressão dos pneus

Conforto

  • Ar-condicionado
  • Zonas de ar-condicionado: 1
  • Ar quente
  • Direção assistida
  • Cintos de segurança com ajuste de altura
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros
  • Banco traseiro rebatível
  • Comando interno da tampa de abastecimento
  • Alças de segurança no teto

Entretenimento

  • Conta-giros

Fonte: UOL, Webmotors, Terra, iG, Motor1 e AutoEsporte.