Chevrolet revela que motor da S10 usa inteligência artificial para melhorar desempenho

A inteligência artificial e o machine learning permitem um refino mais preciso para cada situação, baseado na demanda do motorista. Este software avançado de gerenciamento considera mais de 900 parâmetros otimizados, incluindo a pressão do combustível e a quantidade injetada, a pressão da turbina, a temperatura da exaustão e até o desgaste natural de componentes. Dados externos, como a pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa, também são analisados a cada microssegundo.
Publicado em Tecnologia dia 14/05/2024 por Alan Corrêa

A Chevrolet anunciou o lançamento da nova S10, uma picape que incorpora inteligência artificial (IA) em seu motor para otimizar desempenho, consumo de combustível, dirigibilidade e emissões. A mesma tecnologia foi aplicada no novo Trailblazer. A IA permite que sistemas tomem decisões baseadas em dados digitais, aumentando a capacidade da máquina de aprender e executar tarefas complexas de maneira eficiente. Na nova S10, a IA foi integrada desde a concepção até o desenvolvimento e a produção do veículo.

O motor Duramax 2.8 de nova geração foi equipado com uma transmissão automática de oito marchas ou uma manual de seis, calibrada com apoio de IA para melhorar desempenho, consumo e emissões. A versão topo de linha High Country acelera de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos, um segundo mais rápida que o modelo anterior. Segundo dados do Inmetro, o consumo médio de diesel é de 9,5 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada, proporcionando até 76 km extras de autonomia por tanque. As emissões de CO2 foram reduzidas em aproximadamente 13%.

O motor foi aprimorado usando ferramentas digitais de engenharia que adotam IA e machine learning. Com mais de 30 novidades, incluindo alterações no perfil dos pistões, turbina e sistema de admissão, a taxa de compressão foi ajustada para melhorar o processo de combustão. Com essas mudanças, a potência do motor aumentou para 207 cv e o torque para 52 kgfm. A força máxima é alcançada numa faixa de rotação mais ampla, entre 1.600 a 2.400 rpm, onde o motorista mais utiliza o veículo.

O software de gerenciamento do motor da nova S10 utiliza modelos baseados em machine learning para otimizar parâmetros, processando centenas de simulações por microssegundo. Esse sistema considera mais de 900 parâmetros otimizados, incluindo pressão e quantidade de combustível injetado, pressão da turbina, temperatura de exaustão e desgaste de componentes. Dados externos, como pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa, também são analisados continuamente. Um algoritmo de aprendizado de máquina memoriza condições anteriores para otimizar o processamento de dados do motor durante o uso, melhorando a experiência de direção.

A Chevrolet lançou a nova S10 com inteligência artificial no motor, otimizada para desempenho, consumo, dirigibilidade e emissões. O novo Trailblazer também adota essa tecnologia.
A Chevrolet lançou a nova S10 com inteligência artificial no motor, otimizada para desempenho, consumo, dirigibilidade e emissões. O novo Trailblazer também adota essa tecnologia.

Suelen Arice, gerente de Marketing de Produto da Chevrolet, afirmou que a empresa é líder global no desenvolvimento de utilitários e que o legado da GM está baseado na inovação. Segundo ela, a nova S10 consegue ser tão ágil quanto picapes mais potentes, porém consumindo menos combustível. A aplicação da inteligência artificial permite extrair outras duas vantagens: melhor dirigibilidade e redução das emissões.

“A GM é líder global no desenvolvimento de utilitários e nosso legado está baseado na inovação. Por isso, a Nova S10 consegue ser tão ágil quanto picapes bem mais potentes, porém consumindo muito menos combustível. A aplicação da inteligência artificial permite extrair outras duas vantagens: melhor dirigibilidade e redução das emissões”, explica Suelen.

Daniel Takehana dos Santos, engenheiro-chefe de motores a diesel na GM, explicou que o time de desenvolvimento da GM criou modelos baseados em machine learning para otimizar os parâmetros do software de gerenciamento do motor da nova S10. A central de controle é capaz de processar centenas de simulações por microssegundo, considerando a condição dos componentes do motor para encontrar a calibração ideal. Isto permite que se extraia o máximo da capacidade do conjunto.

A aplicação da inteligência artificial na nova S10 foi abrangente, envolvendo desde a fase de concepção até o desenvolvimento e produção. A calibragem do novo software de gerenciamento do motor permite uma equação de desempenho sem precedentes na categoria.

O motor Duramax 2.8, aprimorado com ferramentas digitais de engenharia que adotam IA e machine learning, soma mais de 30 novidades. Entre elas estão o perfil dos pistões, alterações na turbina e no sistema de admissão. A taxa de compressão foi ajustada para melhorar o processo de combustão. Essas mudanças resultaram em um aumento de potência para 207 cv e de torque para 52 kgfm. A força máxima é alcançada numa faixa de rotação mais ampla, entre 1.600 a 2.400 rpm, onde o motorista mais utiliza o veículo.

O motor Duramax 2.8 tem transmissão automática de oito marchas ou manual de seis, calibrada com IA. A versão High Country acelera de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos.
O motor Duramax 2.8 tem transmissão automática de oito marchas ou manual de seis, calibrada com IA. A versão High Country acelera de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos.

O software de gerenciamento do motor da nova S10 utiliza modelos baseados em machine learning para otimizar parâmetros, processando centenas de simulações por microssegundo. A central de controle considera mais de 900 parâmetros otimizados, incluindo pressão e quantidade de combustível injetado, pressão da turbina, temperatura de exaustão e desgaste de componentes. Dados externos, como pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa, também são analisados continuamente.

Um algoritmo de aprendizado de máquina memoriza condições anteriores para otimizar o processamento de dados do motor durante o uso, melhorando a experiência de direção. A inteligência artificial e o machine learning permitem um refino mais preciso para cada situação, baseado na demanda do motorista.

A nova S10 e o novo Trailblazer incorporam a tecnologia de IA não apenas no gerenciamento do motor, mas em todo o processo de desenvolvimento e produção. A GM, ao adotar essa tecnologia, busca entregar uma performance superior, com menor consumo de combustível e menores emissões, sem comprometer a dirigibilidade. O motor Duramax 2.8, com suas mais de 30 inovações, exemplifica o avanço proporcionado pela IA, resultando em um veículo mais eficiente e potente.

A inteligência artificial aplicada ao motor Duramax 2.8 da nova S10 envolve um software avançado de gerenciamento que considera mais de 900 parâmetros otimizados. Este software processa dados em microssegundos, ajustando fatores como a pressão do combustível, a quantidade injetada, a pressão da turbina, a temperatura da exaustão e o desgaste de componentes. Também são levados em conta dados externos como pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa.

Esse sistema, que utiliza machine learning, memoriza condições anteriores para otimizar o desempenho do motor durante o uso. A tecnologia permite extrair o máximo da capacidade do conjunto, ajustando-se continuamente às demandas do motorista e às condições de operação. A GM destaca a liderança no desenvolvimento de utilitários, baseando-se na inovação e na aplicação da inteligência artificial para aprimorar seus veículos.

Motor Duramax 2.8
Motor Duramax 2.8

A nova S10 representa um marco na aplicação da IA em veículos utilitários, oferecendo desempenho aprimorado, maior eficiência de combustível e menores emissões. O uso de IA e machine learning no desenvolvimento e produção da nova S10 reflete o compromisso da GM com a inovação e a liderança tecnológica no setor automotivo.

*Com informações da GM.