A China tem se destacado no mercado de veículos elétricos, alcançando uma participação de 76% no mercado global em outubro de 2024, de acordo com dados divulgados recentemente. Nos primeiros dez meses do ano, o país vendeu 14,1 milhões de veículos elétricos, sendo que 69% dessas vendas ocorreram no mercado doméstico.
Pontos Principais:
As barreiras comerciais enfrentadas pela China incluem aumentos nas tarifas impostas pelos Estados Unidos e União Europeia. Em 2024, o governo americano elevou a tarifa de importação de veículos elétricos chineses para 100%, enquanto a União Europeia estabeleceu uma taxa adicional de até 35%. Essas medidas visam proteger as indústrias locais, mas o impacto no desempenho chinês foi mitigado por políticas de incentivo interno.
Em resposta às tarifas, a China aumentou subsídios para compradores domésticos de carros elétricos. Consumidores que substituem veículos convencionais por modelos elétricos podem receber até 20.000 yuans, o equivalente a 17.000 reais. Essa estratégia tem sido fundamental para manter o crescimento no mercado interno.
Empresas como a BYD também têm contribuído para a liderança chinesa. Em novembro de 2024, a BYD alcançou um recorde de vendas, comercializando mais de 504.000 veículos eletrificados no mês, incluindo carros elétricos e híbridos plug-in. De janeiro a novembro, a marca vendeu 3,74 milhões de unidades, ultrapassando sua meta anual de 3,6 milhões.
Além das vendas domésticas, a BYD está expandindo sua atuação internacional. Embora as exportações ainda representem uma parcela pequena do total, com cerca de 30.000 unidades vendidas fora da China em novembro, a empresa busca aumentar sua presença em mercados como Europa, Brasil e México.
Outras montadoras chinesas também estão explorando novos mercados. As exportações para a Rússia, por exemplo, cresceram 109% nos últimos dois anos, contrastando com a queda de 23% nas exportações para os Estados Unidos. Essa mudança estratégica reflete a busca por oportunidades fora dos mercados que impuseram restrições comerciais.
O mercado global de veículos elétricos está cada vez mais competitivo. No segmento de híbridos plug-in, a BYD lidera com 40% das vendas globais no terceiro trimestre de 2024. Já nos veículos totalmente elétricos, a Tesla mantém uma ligeira liderança, com 18,5% de participação, enquanto a BYD possui 17,5%.
O setor de baterias também é uma área de destaque. A BYD instalou 22,47 GWh em baterias em novembro e acumulou 171,21 GWh no ano, consolidando sua capacidade de produção e fornecimento para veículos elétricos e sistemas de armazenamento de energia.
Apesar das restrições comerciais e desafios logísticos, a China segue como líder global em eletrificação automotiva, impulsionada por sua base industrial, políticas governamentais e foco em inovação tecnológica.