CNH e CRLV digital agradam donos de veículos.

A versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) já foi baixada por mais de 11 mil motoristas do Distrito Federal, disponível nas lojas da Apple e Android, a CDT é um APP que abriga tanto a CRLV quanto a CNH digitais.

Baixar CNH e CRLV digital

No aplicativo CRLVe, o usuário pode adicionar qualquer um dos dois documentos eletrônicos. Quem já instalou o aplicativo da CNH Digital não precisa realizar o download da CDT. O aplicativo será atualizado de forma automática, desde que essa opção de atualização esteja selecionada nas configurações do dispositivo móvel.

Para utilizar o CRLV digital, basta baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), fazer o cadastro no Portal de Serviços do Denatran e seguir o passo a passo. Não é necessário que o motorista seja usuário também da CNH digital. Por enquanto, só os brasilienses podem utilizar o documento veicular mas, até o fim do ano, todos os 27 Detrans do país estarão oferecendo o serviço.

Recomenda-se que o usuário esteja atento ao procedimento de atualização, até porque os antigos aplicativos da CNH digital serão descontinuados e transformados em Carteira Digital de Trânsito. Também é bom lembrar que o CRLV digital só será expedido após a quitação dos débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais vinculados ao veículo, bem como o pagamento do DPVAT.

Já a CNH digital, que foi lançada em outubro de 2017, possui, atualmente, mais de 418 mil usuários em todo o país. Nos meses de agosto e setembro, houve um crescimento nacional de cerca de 30% na utilização do documento eletrônico. São Paulo lidera o ranking com o maior número de motoristas, com cerca de 76 mil cadastrados, seguido pelo Rio Grande do Sul e Goiás, com respectivamente 71 mil e 39 mil motoristas. Proporcionalmente, Goiás tem o maior número de usuários, com 4,2% das CNHs com QR Code do estado utilizadas também em sua versão digital. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

Entrar com GOV.BR

No antigo sistema era possível acessar já pela tela inicial do app, agora o botão de acesso mudou e especifica: Entrar com GOV.BR, afirmando que ao entrar o usuário concorda com os termos de responsabilidade do app.

Usuários que já possuem a CNH Digital: Basta atualizar manualmente ou automaticamente o aplicativo “CNH Digital” para a “Carteira Digital de Trânsito”.

Pagar multa com desconto com a CNH Digital

O aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), ou CNH Digital, como também é conhecido, em conjunto com o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), agora permite visualizar informações sobre infrações de trânsito e realizar emissão de boletos para o pagamento de multas. Além disso, os condutores de veículos cadastrados na ferramenta tem desconto de 40% no valor de multas interestaduais de trânsito.

Primeiramente para ter acesso ao aplicativo, é preciso criar uma conta pessoal, informando nome completo, CPF, data de nascimento e e-mail, depois criar uma senha e cadastrar os dados do veículo, indicando placa e código Renavam do automóvel.Após a ativação, deve-se fazer login no aplicativo, clicar em “Infrações” e selecionar o filtro desejado: “Por infrator” ou “Por veículo”. Na sequência, é possível selecionar a infração e gerar o boleto com desconto.É possível, ainda, baixar um formulário e indicar outro condutor responsável pela infração, e cadastrar quantos carros quiser no aplicativo.