Como consultar multas pela placa do veículo com app no celular

Bateu aquela insegurança na hora de adquirir um veículo usado? Agora você consegue fazer consulta apenas com o número do RENAVAM, e com a placa do veículo, diretamente do portal do Denatran e do site do Detran também.

Dicas
6 meses atrás
Como consultar multas pela placa do veículo com app no celular

É importante sempre ter acesso a informações de penalidades, infrações, taxas de pagamento entre outras coisas antes de comprar um veículo usado, assim você não se preocupar em passá-lo ao seu nome e tem a garantia de que está tudo certo.

Vamos entender o que é o Denatran, como ele funciona e como consultar essas informações com a placa do veículo e o código do RENAVAM, que pode ser encontrado no documento do automóvel.

Como consultar a placa pelo DETRAN?

Trânsito no elevado Presidente João Goulart, conhecido como Minhocão, região central de São Paulo - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Trânsito no elevado Presidente João Goulart, conhecido como Minhocão, região central de São Paulo – Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Para ter acesso a outras multas, você deve acessar o Detran do estado em que você reside, nesse aqui, daremos exemplos ao de São Paulo. Você consegue obter acesso a todos os Detrans do Brasil, através do site da Polícia Rodoviária Federal, clicando nesse link.

  • Acesse ao Detran.sp;
  • Clique na aba “Veículos”;
  • Vá até a opção “Pesquisa de débitos e restrições”;
  • Em seguida, clique em “Acesse o serviço”;
  • Se você quiser consultar débitos do seu automóvel, clique em “Meus veículos” e informe o código Renavam;
  • Caso queira consultar o automóvel de outra pessoa, clique em “Veículos de terceiros” e depois na opção “Débitos, restrições e vistorias”, e informe o número da placa e o código Renavam.
  • Pronto! Você terá acesso as principais informações!

Você também consegue realizar essa consulta pelo app do Detran, disponível para smartphones com o sistema operacional Android e iOS.

Com consultar a placa pelo Denatran?

Você também consegue fazer a consulta da placa pelo portal do Denatran, vamos mostrar como realizar o cadastro, vem comigo!

  • Acesse ao portal do Denatran;
  • Vá na aba de serviços e entre com o login, caso ainda não tenha efetuado o cadastro, vá na opção “Cadastro”;
  • Na página seguinte, você devera informar os seus dados pessoais, como CPF, data de nascimento, nome completo, um e-mail válido e a senha;
  • Você receberá um link no e-mail informado para validar a conta, assim que fizer, efetue o login;
  • No canto esquerdo, clique na opção “Consulta” e depois em “Veículo”;
  • Informe o código do Renavam, a placa do veículo e o CPF do proprietário;
  • Pronto!

Linha Amarela - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Linha Amarela – Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Atenção! Lembre-se sempre de solicitar os dados do proprietário para realizar a consulta, para evitar quaisquer intercorrências depois da compra do veículo.

Você também consegue fazer uma consulta de outras multas possíveis, que estão vinculadas ao veículo. Clique na opção “Indicadores de Situação do Veículo”, em seguida vá em “Existe multa RENAINF?”, caso a resposta apareça como “Sim”, aparecerá um link vinculado que mostrará todos os detalhes da infração.

Verifique todos os dados corretamente, caso apareça essas infrações, é de total responsabilidade do proprietário! E com todas as consultas realizadas você evita dores de cabeça na hora de adquirir um veículo usado!

O que é o Denatran?

A nova placa apresenta o padrão com quatro letras e três números, o inverso do modelo atualmente adotado no país com três letras e quatro números. Também muda a cor de fundo, que passará a ser totalmente branca. A mudança também vai ocorrer na cor da fonte para diferenciar o tipo de veículo: preta para veículos de passeio, vermelha para veículos comerciais, azul para carros oficiais, verde para veículos em teste, dourado para os automóveis diplomáticos e prateado para os veículos de colecionadores (Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil)
A nova placa apresenta o padrão com quatro letras e três números, o inverso do modelo atualmente adotado no país com três letras e quatro números. Também muda a cor de fundo, que passará a ser totalmente branca. A mudança também vai ocorrer na cor da fonte para diferenciar o tipo de veículo: preta para veículos de passeio, vermelha para veículos comerciais, azul para carros oficiais, verde para veículos em teste, dourado para os automóveis diplomáticos e prateado para os veículos de colecionadores (Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil)

O Denatran, faz parte do Sistema Nacional De Trânsito (SNT), que é composto por diversos órgãos, como: DETRAN, CONTRAN, CETRAN, CONTRANDIFE, DNIT, entre outros, que tem o objetivo organizacional de habilitação infrações, penalidades, administração, planejamento entre muitas outras funções.

Denatran, significa Departamento Nacional de Trânsito, cuja função é a fiscalização do cumprimento das legislações de trânsito, além de apresentar uma certa autonomia em relação a administração e jurisdição no nosso País.

Além de realizar essas fiscalizações, ele também atua com algumas diretrizes que são estabelecidas pelo CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito.

Qual a diferença de DETRAN e DENATRAN?

Muitas pessoas acabam confundindo um pouco as siglas, e por mais que ambas estejam ligadas com o Sistema Nacional de Trânsito, cada uma tem uma se designa a uma área de trabalho diferente da outra, vamos entender!

A sigla DETRAN, significa Departamento Estadual de Trânsito, ou seja, ele se designa a cada estado, e está estabelecido em quase todas as cidades do País, sendo assim, os moradores da região devem resolver as pendências no Detran que a sua habilitação está cadastrada.

O DETRAN cuida da parte de registros e licenciamentos de veículos, sendo CRV ou CRVL, e de toda parte de formação de novos condutores, como primeira habilitação, renovação, entre outras informações burocráticas da mesma. Agora o DENATRAN, é responsável por cuidar da parte de fiscalização e controle das legislações de trânsito do Brasil.

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?