Como funcionam os pneus Run Flat

Conforto e tranquilidade são dois fatores fundamentais quando você está dirigindo. É por isso que os pneus Run Flat tem feito um enorme sucesso. Com efeito, os novos pneus contam com uma tecnologia de reforço instalada nas laterais e que permite mesmo após um furo o veículo rodar. Assim é possível manter o controle do condução mesmo estando sem pressão e não será mais preciso levar o estepe.

Dicas
2 meses atrás
Como funcionam os pneus Run Flat

Grande parte dos carros importados do tipo premium já contam com os pneus do tipo run flat, aqueles que permitem rodar em baixas velocidades mesmo vazios, mas esta pode não ser uma boa ideia no Brasil, afinal de contas as nossas estradas não estão na lista de melhores do mundo.

Origem

Embora a tecnologia que consegue impedir que os pneus esvaziem ou percam toda sua capacidade de ar seja moderna, sua origem remonta há mais de três décadas: o ano de 1986.

Existem algumas divergências quanto à primeira tentativa de criar um pneu anti-furo, uma iniciada pela Bridgestone com o modelo Porsche 959 e outra pela General Motors com o Chevrolet Corvette.

Seja como for, os engenheiros de diversas montadoras foram aprimorando as técnicas para criar o pneu anti-furo que liberasse espaço no bagageiro e tivesse um custo que não extrapolasse o investimento de um veículo.

O resultado foi a invenção dos pneus Run Flat, que em realidade podem ser furados e que por ora se encontram mais em modelos de luxo.

Pneus Run Flat

Os pneus convencionais – ainda que tenham um custo mais reduzido – tem as desvantagens de perderem totalmente a pressão fazendo com que a borda da roda quase toque no chão e causando danos na suspensão se você continuar rodando com o veículo, além de que a perda da estabilidade traz grave risco de acidente.

Pneu run flat
Pneu run flat

Ao contrário dos pneus convencionais, a estrutura do pneu Run Flat consegue manter a roda longe do solo e o controle do veículo.

Pneu Run Flat
Pneu Run Flat

Ao pé da letra, Run Flat significa correr plano. Daí o termo ser aplicado a tecnologia que permite os pneus rodarem vários quilômetros sem esvaziarem. Trata-se de um pneu com estrutura reforçada nos flancos, ombros e talões.

É claro que, como todos os pneus, os Run Flat também sofrem a pressão dos buracos, defeitos nas ruas e podem ser furados. A diferença é que eles são mais resistentes para suportar as precárias vias nacionais e mesmo furados continuam rodando.

Exigências para o funcionamento do Run Flat

Os pneus Run Flat estavam mais voltados aos veículos Premium, mas com o crescimento da categoria SUV começaram a ser mais difundidos e objeto de atração dos consumidores de modo geral. Contudo, as montadoras que oferecem de série, ou como opcional, pneus com tecnologia Run Flat ainda são poucas.

À primeira vista, o aspecto do pneu Run Flat é o mesmo dos outros pneus, sendo possível distingui-lo apenas pelo peso e o nome comercial que o fabricante utiliza, geralmente na forma de siglas.

Pneu de esvaziamento limitado (foto: Emilfrey / wikimedia)
Pneu de esvaziamento limitado (foto: Emilfrey / wikimedia)

Mas não pense que todos os veículos podem instalar pneus Run Flat. Existem condições próprias para que os novos pneus possam continuar circulando mesmo estando furados, entre as quais estão:

  • Ter o sistema TPMS
  • Ter uma estrutura própria ao pneu Run Flat

Além disso, há também algumas regras de uso para a eficácia de tal tecnologia. É preciso respeitar o limite e a quilometragem estabelecida. Em geral, o veículo não deve ultrapassar a velocidade de 80 km/h e não rodar mais que 80 km ou, dependendo do fabricante, até 150 km.

Tecnologia para veículos modernos

Com efeito, a instalação do Run Flat exige a homologação do fabricante de pneu junto à montadora, o que implica em uma parceira para controlar o peso e aplicação.

Acontece que quem instalar os pneus Run Flat em um veículo sem estrutura adequada corre o risco de danificar o sistema de suspensão, o qual deve ser mais resistente para suportar o peso dos novos pneus.

Se o veículo não estiver equipado com a tecnologia TPMS (Tire Pressure Monitoring System) vai acabar ocorrendo o detalonamento das rodas, uma vez que não é possível ficar rodando continuamente com pneu furado e o motorista não receberá o aviso de que o pneu está perdendo a pressão.

À medida que ganhe escala a produção de veículos com Run Flat deve ficar com um custo mais econômico e as montadoras poderão incluir a tecnologia mesmo de série e em modelos de entrada.

Principais vantagens

Uma das principais vantagens do Run Flat é que eles não perdem a estabilidade do veículo, o que em um momento de alta velocidade pode ser crucial para evitar acidentes graves. Desta forma, você ficará calmo com seus pneus Run Flat e ganhará conforto.

Outra vantagem é você estar precavido para fazer uma viagem noturna sem se preocupar em ter que parar em uma via deserta com muitos buracos. Dirigir na estrada sabendo que você não estará em risco com suas rodas é algo que todos os motoristas desejam.

Mesmo após um furo os pneus também podem ser aproveitados, embora não seja algo recomendado pelos fabricantes. Para recuperar um pneu Run Flat é preciso que o furo tenha sido na área da banda de rodagem e tenha um tamanho menor a 6 mm, bem como a estrutura precisa estar preservada.

Sistema SSR é uma tecnologia runflat

O sistema SSR é uma tecnologia runflat desenvolvida pela Continental especialmente para pneus de seção baixa a fim de manter a dirigibilidade do veículo mesmo em caso de incidente (perfuração).

Com uma parede lateral reforçada, o sistema oferece a manutenção da capacidade de suportar a carga do veículo mesmo sem ar, garantindo que o condutor ainda tenha dirigibilidade mesmo com o pneu perfurado. É mais segurança e tranquilidade para você e seu veículo.

Pneu SSR
Pneu SSR

Quando um pneu comum é perfurado a lateral é completamente achatada entre a roda e o solo. Os pneus SSR têm uma parede lateral reforçada que evita que se deforme em caso de perfuração, permitindo que o condutor faça mais 80 km de viagem, a uma velocidade máxima de 80 km/h.

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