Como trocar o pneu do seu carro sem sufoco

Quem nunca passou por um apuro desses, pneu furado num lugar distante da cidade e com péssimo sinal de telefone? Teve que aprender na marra trocar o pneu, e foi do pior jeito possível. Para que isso nunca mais aconteça, acompanhe essa matéria que vai te ensinar a trocar o pneu com a maior facilidade.

Novidades
5 dias atrás
Como trocar o pneu do seu carro sem sufoco

7 passos para trocar o pneu do seu carro com facilidade

Para muita gente trocar o pneu de um carro é como trocar o motor, algo quase impossível de fazer se não for um expert em mecânica. Mas não é bem assim. Vamos fazer um pequeno tutorial de 7 passos para mostrar que não é um bicho de sete cabeças você mesmo trocar o pneu do carro.

Passo 1

O primeiro passo é bastante simples, mas muito importante: estacionar o veículo num local seguro. Se estiver na estrada será fácil, basta entrar no acostamento e sinalizar que está com o veículo estacionado, o que deve ser feito com aquele triângulo vermelho que reflete a luz dos faróis, deixe-o a uma distância de pelo menos 100 metros. Caso não tenha esse equipamento aciona o pisca-alerta.

Se estiver na cidade pode ser um pouco mais complicado achar um local, mas também costuma ser menos perigoso e algum transeunte pode ajudar na manobra para estacionar um local adequado. Este local também precisa ser, tanto quanto possível, plano e reto. Trocar o pneu numa subida ou descida seria bem mais complicado. Deixe o triângulo a uma distância mínima de 30 metros se estiver em perímetro urbano.

Passo 2

Peque todas as ferramentas necessárias que ficam junto ao estepe. Depois, certifique-se que o freio de estacionamento está acionado e deixe a marcha engatada, pode ser em qualquer posição, por exemplo em primeira ou até mesmo em ré. Além disso, desligue o motor.

Passo 3

Revise as instruções do manual de seu veículo para saber se tem alguma informação importante relativa ao estepe e à sua troca. Pegue a chave de rodas e o macaco e deixe tudo ao seu alcance.

Passo 4

Em seguida solte um pouco os parafuso da roda cujo pneu está furado. Isso deve ser feito antes de erguer o carro, pois nas primeiras giradas o pneu deve estar preso no chão, pois com os parafusos muito apertados será difícil começar a desrosquear com a roda girando no ar. Mas não solte inteiramente a roda, senão o carro pode cair no chão.

Passo 5

Posicione o macaco no ponto certo – que é específico para cada carro – próximo ao pneu que estiver furado. Assim que estiver bem posicionado pode começar a erguer até que o pneu furado fique completamente suspenso.

Agora já pode terminar de tirar os parafusos e colocar o estepe. Cuidado, nunca fique sob o carro para fazer essa operação, vamos evitar um acidente desnecessário.

Passo 6

Coloque o estepe e os parafusos, mas não os aperte ainda, apenas encaixe tudo do melhor modo possível. Em seguida, desça o macaco até que o pneu apoie completamente na superfície.

Passo 7

Depois disso, tire o macaco e aperte os parafusos o máximo que conseguir. O serviço estará concluído, e restará apenas guardar o pneu furado e as ferramentas em seu lugar. É recomendável que eles fiquem na posição original e bem presos para evitar de ficarem pulando dentro do porta-malas e fazendo barulho, eventualmente até danificando alguma coisa.

Duas dicas importantes

Para finalizar a matéria trazemos duas dicas importantes: não se esqueça de pegar o triângulo que ficou a certa distância do carro, e que num momento de nervosismo pode acabar sendo esquecido.

A mais importante para sua segurança, porém, é de não rodar por muito tempo com o estepe. Na maioria dos carros o estepe tem um tamanho de roda menor que os das rodas do veículo, então não é seguro ficar com ele por muito tempo ou uma longa distância, menos ainda em alta velocidade. Ele foi feito para que você consiga levar o carro até um borracheiro que irá consertar o pneu original.

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?