Confirmado: Volkswagen ID. 3 será lançando no Brasil em breve

Embora o discurso oficial tenha sido de que o modelo ainda demoraria para chegar no Brasil, a Volkswagen está preparando o lançamento do ID. 3 – sucessor do Fusca e do Golf – para a virada do ano.

Novidades
1 mês atrás
Confirmado: Volkswagen ID. 3 será lançando no Brasil em breve

A fabricante alemã acredita que o ID. 3 será tão marcante quanto seus modelos mais icônicos, e abrirá uma nova era de mobilidade urbana verde. Sim, o modelo é 100% elétrico. Confira mais detalhes.

Indecisão ou dissimulação?

Quem acompanha o mundo automobilístico deve ter ficado desapontado com o recente pronunciamento da Volkswagen, que parecia estar indecisa quanto ao lançamento da família ID no Brasil.

A linha totalmente elétrica da fabricante alemã tem feito enorme sucesso no mercado europeu e abre uma nova era de mobilidade urbana sustentável. Mas, teoricamente, essa linha não viria para o Brasil tão cedo.

Pois bem, algumas informações mais recentes desmentem esse comunicado da Volkswagen, e a vinda do modelo ID. 3 – veículo de entrada da linha elétrica – é iminente, e tudo indica que será lançado na virada do ano.

Volkswagen ID. 3 será lançando no Brasil em breve
Volkswagen ID. 3 será lançando no Brasil em breve

Apesar da postura hesitante, decisão já está tomada

Num primeiro momento, a impressão era de que a marca estava hesitante em trazer os elétricos para o Brasil. Mas a decisão já está tomada, a marca alemã vai começar a vender os modelos ID. 3 e ID. 4 para os brasileiros.

O lançamento deverá acontecer em curto prazo, começando pelo hatch ID. 3 e logo depois, ainda em 2022, o ID. 4. Com certeza será um grande evento, e a marca poderá fazer aquele “lançamento mais importante de todos”.

Um lançamento que abre caminho para elétricos e híbridos

O lançamento do ID. 3 será apenas uma porta de entrada para o lançamento de outros modelos elétricos e híbridos do Grupo Volkswagen. Isso mesmo, a estratégia da marca alemã envolve ações conjuntas com Porsche e Audi.

Os órgãos públicos também já foram contactados e a participação da Aneel para implantar pontos de carregamento nas principais rodovias, conectando cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Curitiba e Florianópolis, também já está na pauta.

Volkswagen ID. 3 será lançando no Brasil em breve
Volkswagen ID. 3 será lançando no Brasil em breve

Um mercado emergente

Dessas três marcas mencionadas acima – Volkswagen, Porsche e Audi – apenas a empresa de Wolfsburg ainda não tem nenhum modelo a bateria no país. Por isso, o lançamento do ID. 3 será um passo muito importante para a marca.

Mas será só um primeiro passo, que abrirá caminho para seu irmão maior, o ID. 4, e posteriormente para o e-Up! – outro elétrico importante e que está fazendo sucesso na Europa – que já circula nas ruas uruguaias.

Toda a pompa de um clássico

A Volkswagen afirma que o ID. 3 será um modelo tão marcante quanto o Fusca e o Golf em suas respectivas épocas. Por isso, está organizando um grandioso lançamento do modelo em São Paulo, num ponto turístico e aberto da cidade.

Além de trazer um veículo elétrico para o Brasil, a Volkswagen ainda vai apresentar uma tecnologia de conectividade inédita no país, que permitirá, por exemplo, fazer atualizações do veículo via internet, além de aplicativos de controle remoto via smartphone.

Volkswagen ID. 3 será lançando no Brasil em breve
Volkswagen ID. 3 será lançando no Brasil em breve

Como é o Volkswagen ID. 3?

Agora você deve estar ainda mais curioso para saber como é esse carro incrível que abre caminho para uma nova era da mobilidade urbana sustentável, e que merece ser apresentado como um Fusca ou um Golf.

Suas dimensões são: 4,26 m de comprimento, 1,81 m de largura e 1,55 m de altura, com 2,76 m de distância entre os eixos. Mas ao contrário do que parece, seu peso de 1.719 kg é maior que o de um SUV grande.

Trata-se do primeiro modelo desenvolvido numa plataforma chamada MEB, que é a versão elétrica da famosa MQB. O ID. 3, no mercado europeu, pode ser equipado com três diferentes tamanhos de bateria.

Três versões do mesmo modelo

A menor delas é de 45 kWh, que dá uma autonomia de 330 km, seguindo o ciclo WLTP. O modelo intermediário tem 58 kW, com uma autonomia de 420 km. Por fim, o modelo maior tem 77 kWh, que proporciona uma autonomia de até 550 km. Também há três níveis de potência: 145 cv, 204 cv e 299 cv.

Além disso, o modelo ainda conta com dois pacotes de opcionais. O básico tem sistema de navegação, aquecimento dos bancos e do volante, apoios de braços na dianteira, um cabo de carga e rodas de liga leve de 18 polegadas. Depois tem um pacote Plus, que acrescenta câmera de ré, piloto automático, acesso e partida sem chave, duas portas USB-C traseiras, iluminação ambiente e rodas aro 19.

Volkswagen ID. 3 será lançando no Brasil em breve
Volkswagen ID. 3 será lançando no Brasil em breve

Qual será o preço do ID. 3?

Os valores ainda não estão definidos para o mercado brasileiro. Alguns arriscam uma estimativa de preços comparando valores cobrados na Europa e no Brasil de modelos concorrentes. Segundo esses cálculos o Volkswagen ID.3 deverá custar cerca de R$ 250.000.

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?