Conheça o Audi RS 5 DTM

Carros esportivos da Alemanha são geralmente o sonho de qualquer apaixonado pelo mundo automotivo. Com uma potência absurda, suas linhas mais esportivas são sempre requisitadas, desejadas e idolatradas ao redor do mundo, podendo ser ou a linha M da BMW, AMG da Mercedes ou a linha RS da Audi.
Publicado em Carros dia 24/05/2019 por Alan Corrêa

Carros esportivos da Alemanha são geralmente o sonho de qualquer apaixonado pelo mundo automotivo. Com uma potência absurda, suas linhas mais esportivas são sempre requisitadas, desejadas e idolatradas ao redor do mundo, podendo ser ou a linha M da BMW, AMG da Mercedes ou a linha RS da Audi.

Esta última por sinal conquistou muitos fãs com seus modelos com roncos altíssimos e por alcançarem altas velocidades muito rapidamente, caso do clássico RS2. Seguindo esta tradição, o modelo coupe RS5 traz diferenciais muito interessantes nesse segmento de esportivos, porém não apenas nas ruas, mas também atraindo vários olhares nas pistas de corrida.

Audi RS5

O Audi RS5 de rua como conhecemos nasceu em 2011 da iniciativa de se criar uma linha ainda mais esportiva para o sedan de luxo A5, que havia sido lançado 4 anos antes juntamente o S5.

O RS5 se diferenciava do S5 por conter um visual mais agressivo como rodas aro 19 na cor grafite e outros opcionais de design mais esportivos, além é claro de ser preparado pela linha especial de alta performance da Audi (RS).

E esta preparação fez muito bem para o veículo no aspecto de potência, visto que o mesmo pulou de um motor 4.2 V8 de 353 cv de potência da versão S5 coupe para um motor 4.2 também V8, mas este rendendo 444 cv de potência, fazendo assim o RS5 cair nas graças de todos os fanáticos não apenas pelos veículos da linha RS, mas de automobilismo no geral.

Na geração mais atual, o veículo recebeu um novo visual repaginado e mais agressivo, mas ainda assim mantendo a essência de um cupê que foi empregada no mesmo desde seu lançamento. As rodas agora de aro 20, spolier traseiro, saída de ar logo abaixo dos faróis e saídas de escapamento ovais fazem do veículo um espetáculo.

Mas a motorização também não foi esquecida, sendo que o motor foi adaptado para se tornar um 2.9 V6 bi-turbo de 450 cv de potência, chegar a até 280 km/h e ainda por cima ter autonomia de 7,3 km/l na cidade e 9,7 km/l na rodovia, algo até então impensável para um RS5.

Audi RS5 DTM

Mas não apenas de glórias nas ruas o legado do Audi RS5 vive. Nas pistas de corrida o veículo também costuma atrair muito a atenção de todos e, como de se esperar, consegue destaque no meio das competições com tranquilidade.

Criado inicialmente como A5 DTM para competir na famosa categoria de Turismo da Alemanha, o modelo tinha como missão suceder o bem-sucedido A4 DTM que estava nas pistas desde 2004. O A5 DTM foi apresentado ao público no Salão de Frankfurt em 12 de setembro de 2011 com um motor V8 e 460 cv de potência.

Com o fim da temporada 2012, a Audi decidiu rebatizar o veículo para RS5 DTM, fazendo jus ao modelo de maior performance da marca, sendo que sua estreia aconteceu em 5 de maio de 2013, com o piloto Timo Scheider conquistando a “pole position”.

Em 4 de março de 2014, a Audi apresentou ao mundo no Salão de Genebra a nova geração do RS5 DTM, geração esta que vinha sendo utilizada até o lançamento da versão 2019 com alterações significativas na motorização e em sua composição.

Audi RS 5 DTM 2019

RS5 normal vs RS5 DTM

Embora o RS5 DTM seja completamente preparado para competições, o design continua sendo exatamente o mesmo da nova geração do RS5 convencional, com as alterações clássicas para os carros de corrida.

Mas é no conjunto mecânico que está a grande diferença entre os modelos. O RS5 convencional conta com um motor 2.9 bi-turbo de 450 cv de potência, 600 Nm de torque, câmbio Tiptronic de 8 velocidades, e realiza o 0-100 em 3,9 segundos. Já a versão de corridas do RS5 conta com um motor 2.0 de quatro cilindros que resulta em absurdos 610 cv de potência, 650 Nm de torque, conta com uma transmissão semiautomática de 6 velocidades, realiza o 0-100 em 2,8 segundos e chega a alcançar 300 km/h.

Também vale ressaltar a parte estrutural de diferença entre ambos, visto que o RS5 convencional possui dimensões menores, pesa 1.655 kg e ainda conta com tração traseira, enquanto o RS5 DTM possui maiores dimensões, conta com tração traseira e o peso de incríveis 986 kg.