No segundo dia deste mês de maio, a montadora americana Chevrolet revelou o modelo 2020 de um de seus modelos mais cobiçados e adorados pelo público mundial: O lendário Muscle Car, rival do Ford Mustang, Camaro 2020.
O esportivo da Chevrolet continua a atrair diversos olhares por onde passa em qualquer canto do mundo, tornando o veículo um show a parte. As alterações tanto no visual quanto em sua motorização fazem com que o Camaro ganhe uma sobrevida em sua eterna missão de superar a rixa história com o Mustang, tanto em desempenho quanto no número de vendas.
Não faz muito tempo que a Chevrolet decidiu renovar o modelo do Camaro como resposta a nova geração de 50 anos de aniversário do Mustang. Com um visual já mais atrasado, a marca se sentiu na obrigação de reformular seu esportivo para não perder espaço neste competitivo mercado de esportivos, ainda mais levando em consideração o constante crescimento do Dodge Challenger neste segmento.
Foi então que, em 2016, a Chevrolet lançou o modelo 2017 do Camaro com interior e visual repaginados, fazendo assim com que o carro voltasse a se tornar uma interessante opção no meio dos carros esportivos. As principais mudanças foram no interior (baseado no Corvette) e a nova frente esportiva do veículo para reforçar a esportividade do veículo.
Mas a aceitação não foi das melhores dos consumidores da Chevrolet visto que os clientes queriam um Camaro (principalmente no facelift da versão 2019) mais clássico do que futurista. Percebendo a quantidade gigantesca de comentários negativos a respeito do visual do Camaro, a Chevrolet decidiu ouvir seus clientes e mudou o visual do Camaro apenas um ano depois do lançamento do facelift.
A Chevrolet sempre deu ouvidos a seus clientes no mercado norte-americano, fazendo dos mesmos como sua principal referência de feedback. “O consumidor reclamou e nós ouvimos”, assim falou Steve Majoros, diretor da divisão de veículos de passeio da Chevrolet.
Já que o público não gostou do design empregado no Camaro 2019, a Chevrolet procurou alternativas para poder reverter esta opinião do público, principalmente na parte dianteira do carro.
Por isso, a principal alteração (mais perceptível e agradável ao público) ficou com a grade frontal. Na versão 2019, uma barra preta se mesclava na grade frontal e o símbolo da Chevrolet se localizava nela, fazendo com que a frente ficasse com um aspecto mais futurista (ligeiramente lembrando a frente da nova geração do Dodge Charger). Agora na versão 2020, o estilo tradicional foi trazido a tona, pintando aquela barra preta na coloração do veículo e elevando a “gravatinha” da Chevrolet para cima da barra, voltando a estar localizada no mesmo lugar de antes.
Porém não apenas de mudanças no visual (parte frontal para ser mais exato) é constituída esta nova gera. Outras alterações importantes também foram adicionadas ao Camaro para com que o veículo tenha mais a oferecer aos seus clientes.
No modelo passado, a única versão que contava com o motor V8 de 455 cv era a SS. Agora no modelo 2020, o motor V8 estará disponível em uma versão mais barata chamada de LT1, que contará com todos os equipamentos da versão LT, que antes só vinha equipado com motor V6. Esta versão virá com rodas em 20 polegadas, entradas de ar no capô e ainda por cima existe um pacote opcional com central multimídia e sistema de som da Bose.
Aliás, a versão V6 não ficará sem novidades no modelo 2020. A partir de agora, a mesma transmissão de 10 velocidades feita em parceria com a Ford que equipava os modelos V8 estará disponível no modelo com o motor de 3.6 litros V6 de 335 cv.
As mudanças foram feitas para agradar o público e poder aumentar as possibilidades de acabamento, motorização e transmissões que o Camaro pode oferecer, afinal ficou bem evidente o quanto os clientes representam para a Chevrolet após a marca levar em consideração a opinião dos mesmos sobre seu Muscle Car.