Corredor Verde para Veículos Elétricos entre Fortaleza e Jericoacoara é estudado pela Enel

A Enel Distribuição Ceará está finalizando um estudo para a instalação de um corredor verde de recarga para carros elétricos ao longo da rodovia CE-085, ligando Fortaleza a Jericoacoara. A previsão é que o projeto esteja pronto até o fim de 2024.
Publicado por Alan Corrêa em Notícias dia 13/09/2024

O Ceará está prestes a ganhar um importante projeto de infraestrutura voltado para o futuro da mobilidade elétrica no estado. A Enel Distribuição Ceará, em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-CE), está conduzindo um estudo para a criação de um corredor verde, composto por 10 estações de recarga para carros elétricos, entre Fortaleza e Jericoacoara. A expectativa é que o primeiro esboço do projeto seja concluído até o final de 2024.

A iniciativa surge em resposta à crescente demanda por veículos eletrificados e à necessidade de uma infraestrutura que suporte o crescimento desse mercado. De acordo com dados da Associação Brasileira de Veículos Eletrificados (ABVE), o estado do Ceará possui atualmente 234 pontos de recarga para veículos elétricos, sendo o maior número entre os estados do Nordeste. Esse crescimento acompanha a expansão do número de veículos elétricos em circulação no estado, que aumentou significativamente entre 2022 e 2023.

A Enel Ceará está finalizando o estudo para criar um corredor verde entre Fortaleza e Jericoacoara, com 10 postos de recarga para carros elétricos ao longo da rodovia CE-085 até o fim de 2024.
A Enel Ceará está finalizando o estudo para criar um corredor verde entre Fortaleza e Jericoacoara, com 10 postos de recarga para carros elétricos ao longo da rodovia CE-085 até o fim de 2024.

O corredor verde planejado seguirá pela rodovia CE-085, uma rota estratégica que liga Fortaleza a Jijoca de Jericoacoara, um dos destinos turísticos mais populares do estado. A escolha do trajeto não é apenas por razões logísticas, mas também pelo potencial turístico da região, que atrai milhares de visitantes anualmente. O projeto é visto como uma oportunidade de promover o turismo sustentável, incentivando o uso de veículos que não emitem poluentes.

José Nunes de Almeida Neto, presidente da Enel Ceará, destacou que o projeto faz parte de uma tendência irreversível de transição para a mobilidade elétrica. Segundo ele, a viabilização do corredor verde dependerá de parcerias com o setor privado, que já está envolvido no financiamento do projeto. O investimento inicial estimado para a instalação dos eletropostos é de R$ 3 milhões, mas esse valor pode aumentar conforme o projeto avança.

O mercado de veículos elétricos no Ceará vem crescendo rapidamente, com um aumento de 91% no número de emplacamentos de veículos eletrificados entre 2022 e 2023. Essa tendência de crescimento deve continuar nos próximos anos, especialmente com a ampliação da infraestrutura de recarga no estado. Carlos Augusto Serra Roma, diretor da ABVE, reforçou a importância da infraestrutura para o avanço do setor. Ele destacou que, com mais pontos de recarga, a única barreira significativa para a popularização dos carros elétricos será superada.

Além dos benefícios ambientais, o projeto do corredor verde também trará vantagens econômicas. A infraestrutura de recarga ajudará a atrair novos investimentos para o estado e estimulará o desenvolvimento do turismo sustentável, gerando mais oportunidades para a região. O projeto também será fundamental para a criação de uma legislação local que regule a instalação e operação de eletropostos no Ceará, um passo importante para padronizar as regras no Brasil.

A proposta do corredor verde faz parte de um movimento mais amplo de transição para a mobilidade sustentável no país. Outras iniciativas semelhantes já foram implantadas em rodovias no Sudeste, ligando estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. No Nordeste, um corredor semelhante conecta Salvador ao Rio Grande do Norte, e a expectativa é que o Ceará siga esse exemplo, consolidando-se como um estado pioneiro na infraestrutura para veículos elétricos.

Fonte: ENEL, OPovo e Diariodonordeste.