Corvette Grand Sport será destaque nas 500 Milhas de Indianápolis 2019

Alta velocidade, emoção nas alturas e tradição são marcas tanto do icônico Chevrolet Corvette quanto de uma das competições mais disputadas, respeitadas e clássicas do automobilismo mundial: As 500 Milhas de Indianápolis.

Notícias
8 meses atrás
Corvette Grand Sport será destaque nas 500 Milhas de Indianápolis 2019

Mas tanto a prova quanto o esportivo da GM não possuem apenas atribuições parecidas, como também tem uma parceria de longa data como Pace Car deste evento que para o mundo dos motores e, novamente em 2019, a parceria voltará as pistas.

500 Milhas e o Chevrolet Corvette

A parceria entre um dos carros produzidos em série mais velozes do mundo juntamente a uma das provas de maior velocidade no mundo automobilístico teve início oficialmente em 1978, mas a história da Chevrolet na prova começa décadas atrás. Primeiramente vale lembrar que a Chevrolet foi fundada em 1911, ano em que ocorreu a primeira prova das 500 Milhas, além disso, seu co-fundador Louis Chevrolet juntamente a seus irmãos Arthur e Gaston chegaram a disputar a prova, sendo que Arthur competiu logo em 1911 e Gaston venceu a prova em 1920.

Corvette Grand Sport
Corvette Grand Sport

Já ocorreram, desde a estreia do Corvette como Pace Car em 1978, outras 15 aparições do modelo, sendo a última em 2007 e, agora em 2019, o esportivo da Chevrolet voltará a ser a referência pela 16ª vez em sua história.

Sobre o Corvette Pace Car

Preparando o Corvette Grand Sport para ser o Pace Car, o modelo ganhou algumas alterações em seu visual, contando com uma coloração vinho metálico, rodas de alumínio de 19 polegadas na frente e de 20 atrás, além de detalhes em fibra de carbono e freios cerâmicos de carbono Brembo.

Corvette Grand Sport
Corvette Grand Sport

Na parte da motorização o veículo mantém sua esportividade, trazendo um motor 6.2 de 460 cv com câmbio automático de 8 velocidades, entregando assim um 0-100 km/h em apenas 3,6 segundos.

Corvette Grand Sport
Corvette Grand Sport

Sem sombra de dúvidas a próxima prova das 500 Milhas de Indianápolis será eletrizante e cheia de ultrapassagens e alta velocidade, mas com todos estes atributos sendo liderados pela elegância e esportividade do Pace Car da Chevrolet que volta depois de 12 anos ao seu devido lugar na competição.

O Corvette

Sem dúvida nenhuma, o Chevrolet Corvette é um dos veículos mais clássicos e rápidos da história da montadora norte americana. Seu design inconfundível e potência altíssima fazem com que o nome Corvette seja até hoje lembrado como um dos melhores modelos de carro já desenvolvidos.

Desde seu lançamento em 1953, o modelo já passou por sete gerações diferentes, sendo a primeira contando com um motor 4.3 litros V8 com 190 cv. Mas verdadeira identidade do Corvette começou a ser constituída em sua segunda geração, com os clássicos faróis escamoteáveis e para-choques bipartidos, além dos incríveis motores de 327 polegadas cúbicas de cilindrada, rendendo 320 cv e o 6.5 litros de 425 cv, rivalizando assim com o Shelby Cobra.

Chevrolet Corvette 1953
Chevrolet Corvette 1953

Sua sétima geração, a mais atual, conta com as versões Stingray de 460 cv e 64,3 kgfm de torque, além da versão ainda mais esportiva Z06, que vem equipado com um motor 6.2 V8 que rende assustadores 659 cv e 89,9 kgfm de torque.

Sétima geração do Corvette (foto: Lord of the Wings© / wikimedia)
Sétima geração do Corvette (foto: Lord of the Wings© / wikimedia)

500 Milhas de Indianápolis

Conhecida pela sua duração, o formato oval do circuito Indianapolis Motor Speedway e por ser a prova mais importante da Fórmula Indy, as 500 Milhas de Indianápolis é uma das provas com mais emoção e velocidade do mundo, visto que no trajeto de 4,023 km (2,5 milhas) existem apenas quatro curvas para serem feitas.

Juntamente ao Grande Prêmio de Mônaco da F1 e as 24 Horas de Le Mans do Campeonato Mundial de Endurance da FIA, as 500 Milhas de Indianápolis completa o trio das corridas mais prestigiadas e disputadas do cenário automobilístico mundial.

O circuito começou a ser construído em 1909 foi um dos primeiros a apresentar o conceito oval de trajeto. Logo em 1911, a primeira prova das 500 Milhas já foi disputada, chamando atenção rapidamente. O recorde de menor tempo de conclusão da prova em duas décadas e de maior velocidade média pertence ao brasileiro Tony Kanaan. Hoje, é um dos eventos mais apreciados por todos que amam corridas de extrema velocidade e estratégia.

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?