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Crescimento de híbridos leves no Brasil levanta dúvidas sobre impacto ambiental

Os híbridos leves (MHEV) estão em alta no mercado brasileiro, mas a ABVE questiona sua real contribuição para a redução de emissões e alinhamento com metas globais de descarbonização.
Publicado em Notícias dia 6/12/2024 por Alan Corrêa

O mercado de veículos eletrificados no Brasil alcançou 17.413 unidades vendidas em novembro de 2024, marcando o maior número registrado pela série histórica da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). No entanto, o avanço dos híbridos leves (MHEV), que representaram 11,2% das vendas, reacendeu o debate sobre sua eficiência e impacto ambiental.

Pontos Principais:

  • O mercado de eletrificados cresceu 100,6% em 2024 comparado a 2023.
  • Modelos plug-in dominaram com 72% das vendas no mês de novembro.
  • Híbridos leves superaram híbridos flex pela primeira vez no mercado.
  • ABVE questiona a contribuição dos MHEVs para a descarbonização.

O crescimento das vendas de veículos eletrificados foi impulsionado, principalmente, por tecnologias plug-in (BEV e PHEV), que responderam por 72% das vendas totais no mês. Por outro lado, os MHEVs, embora tenham registrado um aumento significativo, atraíram críticas da ABVE por seu baixo grau de eletrificação e impacto ambiental limitado.

Modelos como o Fiat Pulse Hybrid e o Fiat Fastback Hybrid desempenharam papel importante no avanço dos MHEVs, com 753 e 460 unidades vendidas, respectivamente. No entanto, o presidente da ABVE, Ricardo Bastos, destacou a necessidade de avaliar se essas tecnologias realmente contribuem para a redução de emissões ou se servem apenas como adaptações de veículos a combustão.

Os MHEVs utilizam motores elétricos de 12V ou 48V, que, embora auxiliem na economia de combustível em determinadas condições, não oferecem tração elétrica. Essa característica limita sua capacidade de reduzir significativamente as emissões de CO2 em comparação com veículos convencionais.

Entre janeiro e novembro de 2024, as vendas de eletrificados no Brasil chegaram a 155.724 unidades, um aumento expressivo em relação às 77.648 unidades registradas no mesmo período de 2023. Apesar disso, a ABVE aponta que o foco deve estar em tecnologias que proporcionem reduções mais efetivas nas emissões, como os veículos plug-in, que oferecem maior eficiência energética.

O avanço dos MHEVs reflete também a estratégia de fabricantes que buscam opções mais acessíveis para atender à demanda por veículos eletrificados. No entanto, a ABVE questiona se os consumidores estão recebendo uma experiência autêntica de eletrificação ou apenas um produto intermediário com impacto ambiental limitado.

Com o Brasil apresentando características únicas no mercado de eletrificados, como híbridos flex movidos a etanol e gasolina, o debate sobre a eficiência dos MHEVs reforça a necessidade de clareza e compromisso com metas globais de descarbonização.

A expectativa é que 2024 feche com cerca de 170 mil veículos eletrificados vendidos no Brasil, consolidando o país como um dos mercados em crescimento no setor. No entanto, o avanço dos MHEVs destaca a importância de diferenciar tecnologias e priorizar aquelas que trazem benefícios concretos para o meio ambiente.

Fonte: Terra, InsideEVS e NoticiasAutomotivas.