José Luiz Datena, pré-candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSDB, gerou controvérsia ao criticar o uso de radares de velocidade durante uma sabatina promovida pelo portal UOL e pelo jornal Folha de S.Paulo. Datena afirmou que os radares são uma “grande sacanagem” e que, em sua visão, são utilizados apenas para arrecadar multas, não para prevenir acidentes.
No entanto, apenas um dia após essas declarações, o engenheiro Paulo Lourenço, assessor da pré-campanha de Datena para a área de mobilidade, defendeu publicamente a ampliação da fiscalização eletrônica. Em entrevista à Rádio CBN e ao jornal O Globo, Lourenço argumentou que aumentar a quantidade de radares é essencial para reduzir as mortes no trânsito em São Paulo, que atingiram o maior patamar em nove anos.
Lourenço também sugeriu a necessidade de estudar a redução dos limites de velocidade em algumas das principais vias da cidade, como as marginais Pinheiros e Tietê, afirmando que 70 km/h seria mais do que suficiente. Esta política de redução de velocidade foi adotada anteriormente durante a gestão de Fernando Haddad, mas revogada na gestão seguinte de João Doria.
A divergência entre as declarações de Datena e seu assessor destaca um ponto crucial no debate sobre segurança no trânsito e fiscalização eletrônica. Enquanto Datena acredita que os radares são ferramentas de arrecadação, Lourenço vê neles um papel fundamental na prevenção de acidentes e na segurança dos cidadãos.
A campanha de Datena à Prefeitura de São Paulo enfrenta desafios adicionais devido a essas contradições internas. A opinião pública fica dividida entre a crítica do apresentador de TV e a defesa técnica de seu assessor. Resta saber como essa questão será resolvida na continuidade da pré-campanha e se haverá um alinhamento entre as opiniões de Datena e sua equipe.
Essa situação também coloca em foco a política de mobilidade urbana em São Paulo, que frequentemente é um tema central nas campanhas eleitorais da cidade. A necessidade de um equilíbrio entre arrecadação e segurança pública continuará a ser um tópico de debate entre os candidatos e suas equipes.
As declarações contraditórias podem influenciar a percepção dos eleitores sobre a capacidade de Datena em liderar a cidade e implementar políticas eficazes. A questão dos radares de velocidade será um teste importante para sua campanha e sua habilidade de lidar com opiniões divergentes dentro de sua própria equipe.
Fonte: UOL.