O mundo está em constante transformação e, portanto, esta série de mudanças que ocorrem simultaneamente e a todo momento não deixaria de afetar um dos maiores mercados do mundo: O automotivo.
Grandes motores que gastam muita gasolina sendo substituídos por motores elétricos, carros mais baixos sendo cada vez mais preteridos pelos SUVS e assim vai a série de mudanças no ramo dos automóveis. Diversas marcas já estão se ajustando a este padrão como a Ferrari, Maserati, Lamborghini e, desta vez, a inglesa Aston Martin decidiu entrar de vez nesta nova era.
Criada no ano de 1913, a marca inglesa Aston Martin foi fundada em Gaydon e seu nome faz referência ao nome de seu criador, Lionel Martin, e a montanha Aston Hill.
Durante os anos de 1994 até 2007, a Aston Martin e seus esportivos de luxo eram propriedade da Ford, que passou o controle da empresa para a Premier Automotive Group (divisão de marcas de luxo) em 2000. No dia 12 de março de 2007, a marca foi comprada por uma empresa liderada por David Richards e John Sinders por 479 milhões de libras.
A marca é conhecida pelos seus esportivos belíssimos, rápidos, potentes, tecnológicos e extremamente charmosos, contendo um design único no mundo que pode ser reconhecido por qualquer um.
Seus modelos começaram a ganhar notoriedade após a aparição de um de seus veículos aparecer em um dos filmes de 007, originalizando assim uma das parcerias mais longas entre personagem-automóvel, que inclusive dura até os dias atuais.
Porém a marca vem se adaptando ao que o mercado esta exigindo no momento, prova maior disto é uma montadora como a Aston Martin, com raízes em veículos esportivos e refinados, se vendo obrigada a criar um veículo com maior mercado (SUV) para poder aumentar o número de vendas.
A febre mundial que os SUVS se tornaram começou a influenciar diretamente nas vendas do cenário global. Com isso, marcas de esportivos tradicionais como Ferrari, Porsche, Lamborghini e Maserati se viram cercadas por esta demanda e criaram modelos de SUV para poder vender mais veículos e, consequentemente, manter a produção dos esportivos. Desta vez, a Aston Martin que teve que se render aos SUVS.
Apresentado no salão de Genebra em 2015 como protótipo, o Aston Martin DBX é o primeiro SUV da história da marca inglesa e tem previsão de chegada as lojas no último trimestre deste ano.
O seu design segue a linha que estamos acostumados da Aston Martin, com a clássica grade frontal e seus belíssimos faróis. É interessante também ressaltar a semelhança da traseira, principalmente das lanternas, com o SUV da marca holandesa Spyker, o D8.
O lançamento de um determinado modelo pode mudar os rumos de uma montadora e, com toda certeza, o DBX será um destes exemplos futuramente.
A começar pela dupla inovação em que a marca implementará em seu novíssimo modelo. Além de se tratar de um SUV, algo inédito para uma marca que se focava apenas em esportivos de luxo, o DBX (embora não tenha nenhuma especificação até o momento de números) contará com opção de motores elétricos, já se adequando também a nova linha de veículos elétricos da marca.
Além disso, também vale ressaltar que o veículo será produzido na nova fábrica de Glamorgan, no País de Gales, iniciando assim uma nova época na marca, aonde haverá uma outra fábrica para a fabricação destes modelos tão exclusivos.
É nítido que o DBX, além de atender as novas demandas do mercado por ser um SUV e possuir motor elétrico, representará um grande marco na história da Aston Martin por poder abrir um novo mercado para a marca que era extremamente dependente de seus modelos mais caros e o renome mundial que conquistou com o tempo e graças a potência e luxo de seus modelos. Resta saber se, com o tempo, a Aston Martin seguirá os passos da Porsche e passará a ter um SUV como seu veículo de principal foco.