Recém chegado ao Brasil, o Peugeot 5008 é a última palavra em sofisticação e tecnologia. Com recursos que só pensaríamos que seriam possíveis nos carros de um futuro distante, ele vem para brigar no mercado com preço abaixo do esperado e melhor do que outros concorrentes no segmento.
O preço do Peugeot é de aproximadamente R$ 175.990, apenas 15 mil a mais que o modelo 2008 da marca, portanto com condições de brigar no mercado automobilístico com seus principais rivais.
A sua motorização é ótima, com o motor Turbo THP Flez de 165 cv de potência e torque máximo de 24,5 kgf.m a apenas 1.400 rpm. Uma união perfeita de potência com economia de combustível, resultando na drástica redução de CO2.
O motor está coroado com o câmbio automático EAT6 (Efficient Automatic Transmission) equipado com a tecnologia Quickshift que permite trocas de marcha mais ágeis e de maneira totalmente elétrica, além de contar com o modo Sport de condução.
O modelo está equipado com a exclusiva e inovadora tecnologia Peugeot i-Cockpit. que nada mais é que a posição de pilotagem favorecida pelo posicionamento do volante Sportdrive (achatado na parte superior e inferior) e o painel de instrumentos elevado, de modo que possa ser visto por cima do volante, fazendo com que a atenção do motorista na via não seja prejudicada.
Sua central multimídia está instalada numa tela touchscreen de 8 polegadas de alta resolução integrada ao console central. Ela conta com a tecnologia Toggle Switches, ou seja, algumas teclas com as de um piano que alteram a funcionalidade da central multimídia, variando entre configuração do ar condicionado, sistema de navegação, sistema de áudio e outros recursos do veículo.
A central conta com a tecnologia Mirror Screen que permite o espelhamento de smartphones através do protocolo Apple CarPlay e Android Auto. Além de apresentar a imagem da câmera Visiopark.
O Painel de instrumentos que fica acima do volante agora é 100% digital numa tela de 12,3 polegadas. Ele pode ser personalizado para exibir as informações de acordo com o critério do motorista.
O modelo conta com um incrível teto solar panorâmico com abertura elétrica. Ele também traz uma cortina que pode ser acionado com o pressionar de um botão para deixar o teto fechado como o de um carro comum.
Outro diferencial são os assentos dianteiros com função de massagem, com 5 tipos diferentes de massagem, desde a área superior das costas até a lombar.
O Peugeot 5008 é um verdadeiro SUV de 7 lugares, individuais e confortáveis como nenhum outro. Mas se for necessário mais espaço para bagagem, não tem problema, é possível fazer o rebatimento inteligente dos assentos, tanto da terceira quanto da segunda fileira de bancos.
A tecnologia transborda do modelo. Um dos seus melhores recursos é do Piloto Automático Inteligente, ou Griffe Pack. Esse sistema é capaz de identificar outro veículo à frente e frear ou acelerar automaticamente de acordo com a velocidade de cruzeiro pré-estabelecida pelo condutor. É possível, inclusive, determinar o grau de distância: perto, normal e longe.
Caso o motorista acione a seta indicando que irá mudar de faixa, o sistema compreende que não deve reduzir a velocidade.
Outro recurso de segurança importante é o Active Safety Brake que freia automaticamente na eminência de uma colisão. Antes disso ele emite um alerta visual e sonoro, se mesmo assim o motorista não reage o sistema entende que deve acionar os freios e evitar a colisão.
O modelo conta também com o identificador do ponto cego. Esse sistema funciona através de sensores ultrassom e uma câmera, e indicam através de um sinal luminoso no próprio retrovisor a presença de um veículo no ponto cego do motorista. Ele pode ainda corrigir a trajetória do veículo para evitar a colisão.
Outra tecnologia que impressiona é a do leitor de sinalização de velocidade, ou seja, o sistema consegue ler as placas de trânsito que indicam o limite de velocidade da via, avisando o motorista e pedindo para alterar a velocidade estabelecida (caso o Piloto Automático esteja ativo). Ele ainda consegue distinguir entre a indicação de velocidade para veículos leves e pesados.
Outro item de segurança é o sistema de permanência em faixa, capaz de perceber quando o veículo está se desviando da faixa de modo inadvertido. Ele emite um sinal visual e sonoro para o motorista, mas se não perceber nenhum reação deste poderá corrigir a trajetória e trazer de novo o veículo para dentro da faixa.
O detector de fadiga é um ótimo recurso para quem passa muito tempo dirigindo. Ele adverte o motorista para fazer uma parada depois de 2 horas rodando a mais de 65km/h. Ele ainda conta com o Alerta de Atenção do Condutor, que procura identificar pequenos desvios na trajetória que possam indicar fadiga do motorista.