Fiat Argo e Cronos levam três estrelas em segurança

Em um mercado cada vez mais competitivo, temas importantes ganham cada vez mais repercussão e muitas vezes definem a opção de compra do consumidor brasileiro, um ponto bastante importante a se pensar na hora de comprar um carro é a segurança, por isso os testes da Latin NCAP vem ganhando espaço.
Publicado em Carros dia 16/07/2019 por Alan Corrêa

Em um mercado cada vez mais competitivo, temas importantes ganham cada vez mais repercussão e muitas vezes definem a opção de compra do consumidor brasileiro, um ponto bastante importante a se pensar na hora de comprar um carro é a segurança, por isso os testes da Latin NCAP vem ganhando espaço.

Desta vez o carro analisado foi o Fiat Argo e Fiat Cronos, o modelo não foi mal, mas não tem grandes motivos para comemorar, das 5 estrelas possíveis, levou apenas 3. O Fiat Argo/Cronos, produzido no Brasil e na Argentina respectivamente, alcançou três estrelas para a Proteção do Ocupante Adulto e quatro estrelas para a Proteção do Ocupante Infantil.

O Argo/Cronos, equipado com dois airbags frontais padrão, apresentou proteção fraca no peito do adulto no impacto lateral. A estrutura foi considerada instável no limite da estabilidade; contudo, foi percebido que o modelo tem boa projeção e desenvolvimento na sua concepção, fato que deveria permitir melhorias da Fiat.

A ausência do Lembrete do Uso do Cinto de Segurança (SBR) padrão para o passageiro, bem como a falta do ESC, quanto ao volume necessário a ser considerado, explicam essa classificação do Argo/Cronos para o ocupante adulto. A proteção oferecida para o ocupante infantil foi boa e quase atinge a classificação máxima no teste dinâmico, demonstrando os benefícios de um bom desempenho dos SRIs junto com as ancoragens ISOFIX.

Embora o Argo/Cronos permita a desconexão do airbag se houver um SRI voltado para trás no assento do passageiro, a sinalização dele não atende aos requisitos do Latin NCAP. A sinalização das ancoragens ISOFIX também não atende aos regulamentos do Latin NCAP; explicando, assim, a qualificação obtida para a proteção do ocupante criança.

“As melhorias de segurança desses dois modelos populares são bem recebidas e mostram, mais uma vez, o potencial dos programas independentes de informação ao consumidor. Os fabricantes estão reagindo aos testes do Latin NCAP, proporcionando segurança para além dos requisitos regulamentares. Foi comprovado, mais uma vez, que os SRIs voltados para trás, para crianças de três anos, têm benefícios muito importantes”, disse Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.

“A última plataforma da FCA mostrou bons conceitos e trabalho em segurança quanto a seu desenvolvimento, em resposta à pressão dos consumidores. Porém, é preocupante que um fabricante, como a FCA, ainda não ofereça ESC padrão em um carro novo como o Argo/Cronos. Além disso, é uma preocupação que veículos populares como esses dois modelos ainda não ofereçam proteção padrão de cabeça para impacto lateral”, completou Alejandro Furas.

*Com informações da Latin NCAP.