Fique de olho no seu radiador e previna problemas

Não é preciso ser um especialista em veículo para controlar o sistema de arrefecimento. Mas mesmo entre aqueles que fazem manutenções preventivas encontramos pessoas que desconhecem os cuidados básicos para manter a temperatura ideal do motor. Uma medida tão simples como verificar o radiador pode evitar prejuízos grandes como o superaquecimento das peças do motor e nem ser enganado na mecânica.

Dicas
6 meses atrás
Fique de olho no seu radiador e previna problemas
Líquido de arrefecimento sendo utilizado no radiador de um automóvel (foto: Fir0002 / wikimedia)

Sistema de arrefecimento

O motor é a peça mais valiosa do seu veículo, a parte vital do funcionamento. Obviamente, é a parte que mais cuidado devemos ter. No entanto, as revisões de carro acabam se preocupando mais com a troca de óleo e filtro, correia dentada, pastilhas de freio e pneus.

Acontece que o sistema de arrefecimento é tão vital para o funcionamento do motor quanto o óleo. Se ele estiver em boas condições não exige praticamente cuidados, apenas manutenção anual. Mas o desconhecimento e falta de revisão pode esconder um defeito no processo de arrefecimento, que inclui diversos itens:

  • Bomba d’água
  • Líquido de arrefecimento
  • Mangueira
  • Radiador
  • Válvula termostática
  • Vaso de expansão
  • Ventoinha

Controle do radiador

Se o nível do líquido do sistema de arrefecimento não estiver correto, existe o risco de empenar o cabeçote ou, pior, fundir o motor.

Um típico radiador automotivo (foto: MGTom / wikimedia)
Um típico radiador automotivo (foto: MGTom / wikimedia)

Basta observar o indicador no reservatório – recipiente transparente – se o líquido está dentro da marcação, entre o nível máximo e mínimo. Não se pode deixar a quantidade de líquido acima e nem abaixo.

Reposição e cuidados

Mas a reposição de líquido do radiador não é um procedimento que é preciso fazer com frequência. Se você estiver tendo que completar uma vez por mês, por exemplo, é um forte indício que está havendo algum vazamento.

Se radiador estiver em bom funcionamento o certo é a cada dois anos fazer a limpeza de todo o sistema de arrefecimento, ou seja, drenar todo o líquido antigo e substituir por um aditivado.

Outro detalhe importante é que em caso de reposição não basta o veículo estar desligado, pois se estiver com o motor quente o risco de queimadura é alto.

Não utilize apenas água

Não coloque apenas água no radiador. Siga as instruções do fabricante, utilizando aditivo etilenoglicol e água nas proporções corretas. Em algumas lojas de autopeças é possível encontrar até a mistura pronta sem necessidade de incluir água.

O aditivo além de remover os restos de sujeiras e evitar a oxidação do sistema de refrigeração, prorroga o momento em que água entre em estado de ebulição quando a temperatura se eleva.

A própria água também tem que ser uma específica como a água com etilenoglicol, destilada ou desmineralizada. A água comum de torneira pode prejudicar a circulação no radiador formando muito depósito de sujeira, pois ela contém sais minerais em demasia.

Válvula termostática

A temperatura ideal de funcionamento do motor é aproximadamente em 90 graus. Verifique se o seu veículo tem a válvula termostática que garante que o motor alcance a temperatura correta.

Infelizmente, uma prática equivocada difundida por alguns mecânicos acaba retirando a válvula termostática quando há travamento devido a algum problema de superaquecimento. Neste caso, trata-se de fazer a substituição dela.

Manutenção preventiva

Não espere que os equipamentos do seu veículo quebrem para trocar. A manutenção preventiva é bem mais econômica. Verifique o prazo de validade de cada peça e siga sempre as instruções do fabricante.

A correia auxiliar poly-v, por exemplo, passa muitas vezes despercebida. Mas a bomba d`água é somente acionada por ela. Se poly-v arrebentar todo o sistema de arrefecimento está comprometido.

As mangueiras também garantem a circulação do líquido de refrigeração. Naturalmente, por se circular em temperaturas elevadas ocorre um desgaste com ressecamentos ou pequenos vazamentos.

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?