O ano de 2018 para a Aston Martin marcou o início de uma nova era para a montadora inglesa Aston Martin, que começa aos poucos a renovar seus modelos os deixando mais tecnológicos e até mesmo a utilizar a tecnologia híbrida em alguns modelos.
Um dos automóveis da marca que fazem parte deste período de renovação da marca é o Vantage, que após deixar de ser produzido em 2018, voltou ainda no mesmo ano completamente renovado, com exterior, interior e até mesmo motorização diferentes do modelo anterior.
O Vantage da Aston Martin começou a ser produzido em no início da década de 70 (1972) não como um modelo de veículo, mas sim como uma versão derivada do esportivo DBS. A produção do DBS Vantage durou apenas um ano e cerca de 71 unidades foram produzidas.
Cerca de 30 anos depois, os ingleses decidiram criar um veículo de entrada para poder rivalizar com o Porsche 911, modelo este que estava adquirindo a fatia do mercado em que a Aston Martin almejava. Foi então que, em 2005, foi lançado o Vantage novamente, mas desta vez como um modelo da marca, sem ser apenas uma versão derivada de algum outro carro.
O carro atendeu muito bem as expectativas do público com seu design esportivo e um refino exclusivo dos esportivos da marca inglesa. O modelo foi produzido em duas motorizações, um 4.8 V8 de 420 cv de potência e câmbios do tipo manual de 6 velocidades ou semi-automático de 6 ou 7 velocidades podendo render 290 km/h e uma outra versão mais agressiva, contando com um motor 5.9 V12 que rendia 517 cv e podia chegar a cerca de 305 km/h.
Mas o tempo passou para o Vantage que, mesmo sendo um sucesso de vendas da marca, acabou tendo seu design já considerado ultrapassado e tecnologias mais antigas, fazendo assim com que o modelo V8 parasse de ser produzido em 2017 e, um ano depois, o V12 deve sua produção interrompida.
Para buscar recuperar o espaço da marca e conquistar um novo folego, em 2017 foi apresentada uma nova versão do Vantage completamente renovada, que foi lançada em 2018 e vem agradando o público com sua motorização e design futurista e esportivo, mas sem esquecer o luxo.
Já que o modelo estava precisando de uma mudança para poder competir de igual com a nova safra de esportivos que está chegando, a Aston Martin não poupou esforços e realizou um belo trabalho ao remodelar o Vantage.
Ao começar pelo design do Vantage, que adquiriu linhas mais modernas, uma nova grade frontal, faróis renovados, rodas esportivas aro 20, detalhes em fibra de carbono, saídas de ar pelas laterais, saídas do escapamento em preto fosco e a mais notável das mudanças fica pelo farol traseiro de LED de largura total.
Quando falamos em um Aston Martin, a motorização é um dos aspectos mais esperados em qualquer veículo da marca. Desta vez, o motor será um 4.0 bi-turbo com oito cilindros em V que rende cerca de 510 cv e 69,8 kgfm de torque que faz o veículo alcançar até 313 km/h, sendo que o motor também conta com refrigeração a água-ar, aço inoxidável, escape eletrônico e localizado na parte frontal do veículo. Desta vez, o motor será fornecido pela AMG e não mais de fabricação própria da Aston Martin
A transmissão do veículo também é muito interessante de ser observada, visto que a mesma também está renovada. Agora, se trata de um câmbio de 8 velocidades montada na traseira do veículo e com tubo de torque com eixo de hélice de fibra de carbono.
Suas dimensões são de 4,46 m de comprimento, 1,28 m de altura, 2,70 m de entre-eixos, peso de 1530 kg e um tanque de combustível de 73 litros, que pode render uma autonomia de 9,5 km/l em circuito misto.
O interior segue o mesmo padrão de luxo e sofisticação dos Aston Martins do mercado, contando com bancos em couro, volante esportivo com detalhes em fibra de carbono, sistema de som da Aston Martin, central multimídia de 8 polegadas, monitorador de pressão dos pneus, chave do tipo presencial e detalhes de acabamento em couro e Alcântara.
Não espere que o preço seja em conta de um veículo com esta potência e requintes luxuosos e esportivos. No Reino Unido, o preço está entre 120.900 libras, algo em torno dos 522 mil reais.