Ford Fiesta, Focus, Fusion e Ecosport podem voltar às ruas

A Ford está revendo suas estratégias de eletrificação após eliminar modelos icônicos na Europa e confirmar o fim do Focus para 2025. Martin Sander, gerente-geral da Ford na Europa, mencionou que a empresa poderá continuar produzindo veículos a combustão após 2030.
Publicado em Notícias dia 13/05/2024 por Alan Corrêa

A Ford está revisando suas estratégias de eletrificação após eliminar modelos icônicos como Fiesta, Fusion e Ecosport na Europa, além de confirmar o fim do Focus para 2025. Segundo Martin Sander, gerente-geral da Ford na Europa, a empresa poderá continuar produzindo veículos a combustão após 2030, dependendo da demanda do mercado. Durante o evento Financial Times Future of the Car, Sander mencionou que, se houver demanda por híbridos plug-in, a Ford estará preparada para atender essa necessidade. Ele também observou que a demanda por veículos elétricos na Europa estava mais fraca do que o esperado.

A empresa está considerando reintroduzir carros menores ao seu portfólio, desenvolvendo um novo SUV pequeno na Índia, após encerrar a produção do Ka e do Ecosport nesse país (veja como poderá ser o Ecosport 2025). Esse novo projeto poderá resultar em um veículo a combustão para mercados como Brasil e Europa.

A Ford está revendo suas estratégias de eletrificação após eliminar modelos icônicos na Europa e confirmar o fim do Focus para 2025.
A Ford está revendo suas estratégias de eletrificação após eliminar modelos icônicos na Europa e confirmar o fim do Focus para 2025.

Além disso, a Ford anunciou o lançamento do Puma Gen-E, um SUV pequeno com uma futura versão elétrica. Outra iniciativa envolve um novo SUV que utiliza a base Volkswagen equivalente ao ID.4. Apesar dessas novidades, a empresa ainda mantém algumas alternativas de veículos não elétricos em seu planejamento estratégico.

Em uma entrevista ao Autocar, Sander detalhou que a Ford planeja oferecer carros elétricos menores e mais baixos a partir de 2026, após lançar uma família de quatro SUVs elétricos na Europa. Até o final do próximo ano, novos veículos como o Explorer, ‘Capri’, Puma elétrico e o atualizado Mustang Mach-E, todos crossovers, estarão disponíveis.

Ele reforçou que ainda não há decisões tomadas sobre produtos futuros após os dois veículos baseados na plataforma MEB, referindo-se aos crossovers Explorer e Capri que utilizam a plataforma modular de veículos elétricos da Volkswagen. A parceria com a Volkswagen pode permitir que a Ford use a nova plataforma MEB Entry para um compacto elétrico urbano, comparável ao Fiesta.

A Ford também possui uma equipe focada em um carro elétrico de entrada, que pode custar cerca de $25,000. Esse projeto, liderado por Alan Clarke, ex-engenheiro da Tesla, foi iniciado há dois anos devido à demanda decrescente por carros elétricos premium de alto preço.

Sander, em suas declarações ao Autocar, enfatizou que a Ford está explorando a possibilidade de trazer futuros produtos globais para a Europa, mas o foco será em produtos icônicos e emocionantes, sem se envolver em uma corrida por volume apenas para atingir números específicos de produção ou competir em segmentos saturados.

*Com informações do AutoCar, R7 e Automaistv.