Gas pedal: Resolva o “delay” do seu acelerador eletrônico

Como eliminar o atraso do acelerador? Existe uma preparação que te ajuda com esse problema de “delay” ao pisar no acelerador, é o gas pedal.

Dicas
5 meses atrás
Gas pedal: Resolva o “delay” do seu acelerador eletrônico

Para entrarmos no assunto do gas pedal, aparelho capaz de retirar o famoso atraso do acelerador eletrônico, vulgo “delay” do pedal, antes é preciso entender a diferença existente entre os antigos aceleradores a cabo, para os atuais, por isso:

Qual a diferença entre aceleradores a cabo e eletrônicos?

O Gas-Pedal é um equipamento destinado à diminuição do LAG (tempo de resposta) na aceleração do veículo, antecipando as curvas de POTÊNCIA e TORQUE e deixando o carro muito mais responsivo e lhe oferecendo uma grande segurança nas saídas, ultrapassagens e retomadas (Foto: Ito Tv)
O Gas-Pedal é um equipamento destinado à diminuição do LAG (tempo de resposta) na aceleração do veículo, antecipando as curvas de POTÊNCIA e TORQUE e deixando o carro muito mais responsivo e lhe oferecendo uma grande segurança nas saídas, ultrapassagens e retomadas (Foto: Ito Tv)

Antigamente o pedal do acelerador, quando acionado, puxava um cabo, sistema 100% mecânico, que fazia a abertura do corpo de borboletas do veículo proporcionando assim, admissão de ar para dentro do motor. Tempos passaram e com estudo, as montadoras concluíram que apesar de extremamente responsivo, talvez os cabos não fossem o sistema mais eficiente, pelo fato de a admissão de ar ser maior que a vasão permitida.

Hoje em dia, o acelerador deixou de ser um sistema mecânico como dito anteriormente e passou a ser um sistema eletrônico, onde o deslocamento do pedal, a aceleração, é copiada através de circuitos elétricos para o módulo de injeção, ou ECU do carro. Após cálculos na ECU, o sinal é então enviado para o corpo de borboletas fazendo tanto a abertura, quanto o fechamento da válvula.

Qual o motivo de as montadoras deixaram um mecanismo simples, mecânico e instantâneo e passarem a adotar um 100% eletrônico e claramente com uma resposta mais lenta ao deslocamento do pedal?
Ao adotar o sistema eletrônico para o acelerador, muitas vantagens surgiram, como :

  • Liberação de potência de forma mais suave;
  • Maior eficiência na admissão de ar no motor;
  • Maior economia de combustível;
  • Menor emissão de gases poluentes.

Existiram além dessas, maiores vantagens sobre o sistema mecânico, porém, sendo as listadas as principais.

Como funciona o gas pedal?

Gas pedal realmente funciona (Foto: Ito TV)
Gas pedal realmente funciona (Foto: Ito TV)

Apesar de todas as melhorias evidenciadas, também ocorreram desvantagens ao método antigo, como o custo da manutenção e principalmente o tempo de resposta do carro ao pisar no acelerador, o “delay” entre o ato e a resposta, o que para muitos não faz diferença, mas sendo o principal incômodo dessa alteração para aqueles que usam o veículo diariamente, na hora de realizar ultrapassagens por exemplo, ou em diversas outras condições reais de trânsito, mas sendo esse “leg” no acelerador, o principal ponto para aqueles que sentem prazer em dirigir. Por esse motivo, um dispositivo foi desenvolvido, sendo ele capaz de tirar esse atraso. Ao instalar o chicote do pedal original no gas pedal e conectando o gas pedal no plug do chicote original no acelerador, é criado uma ponte entre o circuito do acelerador até a ECU. Como exemplo, lógico que variando entre os módulos do aparelho e do próprio veículo, usando números hipotéticos, ao acionar 10% do acelerador, o gas pedal recebe esse sinal de 10% de aceleração, mas replica 80% para a ECU, desse jeito, eliminando o atraso do acelerador. Mas para isso não seria necessário apenas acelerar 80%?
Negativo, ao passar o sinal pelo gas pedal, o aparelho amplia o mesmo, fazendo a abertura do corpo de borboletas muito mais rápido do que uma pessoa pode acelerar para fazer a abertura.

Gas pedal aumenta a potência?

Sendo esse o maior “tabu” sobre o produto, a resposta é não. O aparelho disponibiliza a potência mais rápido e, justamente pelo fato de eliminar o “delay”, passa para o motorista uma aceleração maior, porém sem alterar a potência do veículo, apenas retirando o atraso na aceleração.

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