A Chevrolet S10 LTZ 2.8 Turbo 4×4 é uma picape robusta, versátil e popular no mercado brasileiro, ideal para quem busca um veículo usado que combine desempenho, capacidade de carga e conforto. Com seu motor turbodiesel e tração nas quatro rodas, esta picape se destaca tanto em áreas urbanas quanto em terrenos mais difíceis, sendo perfeita para quem enfrenta estradas de terra ou precisa de um veículo para trabalho pesado. Além disso, seu porte médio e configurações de cabine dupla proporcionam espaço para a família e amigos, fazendo dela uma excelente escolha para quem quer um carro que funcione bem tanto no lazer quanto no trabalho.
Pontos Principais:
Ao comprar uma S10 LTZ usada, é fundamental estar atento a alguns pontos para garantir um bom negócio. Verifique o histórico de manutenção e priorize unidades com revisões feitas em concessionárias, pois isso ajuda a assegurar que o motor e os demais componentes foram cuidados de acordo com as especificações do fabricante. Inspecione também a suspensão, pois veículos com tração 4×4 costumam ser submetidos a condições de uso mais exigentes. Além disso, fique atento ao estado dos pneus e da carroceria, e faça um test-drive para avaliar a resposta do motor e do câmbio, especialmente em subidas ou arrancadas.
Este modelo é equipado com um motor dianteiro de combustão a diesel, com aspiração por turbocompressor e alimentação por injeção direta, sendo uma configuração de 4 cilindros em linha com comando duplo de válvulas no cabeçote. A disposição longitudinal do motor oferece um deslocamento de 2.776 cm³, com 694 cm³ de cilindrada por cilindro. Este motor gera uma potência de 200 cv a 3.600 rpm e um torque máximo de 51 kgfm a 2.000 rpm, atingindo uma relação peso/potência de 10,31 kg/cv e torque específico de 18,4 kgfm/litro.
A transmissão é automática com 6 marchas e possui tração integral temporária, o que aumenta a versatilidade e o controle em terrenos variados. O sistema de acoplamento utiliza um conversor de torque para uma resposta de tração mais rápida e eficiente. O código da transmissão é 6L50.
No desempenho, o modelo alcança uma velocidade máxima de 180 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos. A rotação máxima do motor chega a 4.500 rpm, com recomendações de óleo 5W-30 ou 15W-40 para maior proteção e eficiência.
A eficiência de consumo deste modelo varia entre ambientes urbanos e rodoviários. Em condições urbanas, o consumo médio é de 8,7 km/l, enquanto no rodoviário atinge 11,3 km/l. Com um tanque de combustível de 76 litros, a autonomia em ambiente urbano é de aproximadamente 661 km, enquanto em viagens rodoviárias o alcance chega a cerca de 859 km. Essa autonomia amplia a capacidade de deslocamento do veículo, tornando-o ideal para viagens de longa distância e uso contínuo em áreas de menor acesso a postos de combustível.
O interior deste modelo foi projetado para cinco ocupantes e possui um ambiente espaçoso e bem-acabado, focado no conforto e na segurança. No quesito segurança, há equipamentos de série como freios ABS, airbags frontais e controle de tração e estabilidade. O sistema de assistência inclui travamento central, controle automático de descida, desembaçador traseiro e assistente de partida em rampa, além de sensores de estacionamento traseiro.
Para conforto dos ocupantes, o veículo possui ar-condicionado automático com zonas de controle individuais, direção assistida, banco do motorista com ajustes elétricos, apoio de braço e cintos de segurança ajustáveis. O interior conta com bancos de couro, ajuste de altura para o volante e alças de segurança no teto, sendo os vidros e retrovisores controlados eletronicamente.
O sistema de entretenimento e infotenimento é bem completo, com rádio, CD player, conexão USB, Bluetooth, navegador GPS e um volante multifuncional. Para monitoramento e controle, o veículo dispõe de computador de bordo, conta-giros, termômetro do líquido de arrefecimento e indicador de temperatura externa, além de DVD player.
A caçamba tem capacidade volumétrica de 1.061 litros, oferecendo espaço suficiente para carga útil de até 1.039 kg. Este recurso é altamente funcional para usuários que precisam de uma picape com capacidade de transporte de carga significativa, seja para uso comercial ou recreativo.
A suspensão dianteira é independente com braços sobrepostos e molas helicoidais, enquanto a traseira possui eixo rígido e feixe de molas semielípticas. Os freios dianteiros são a disco ventilado e os traseiros a tambor. A direção hidráulica facilita o manuseio e permite um diâmetro de giro de 12,7 m, ideal para manobras.
O veículo mede 5.347 mm de comprimento, 1.882 mm de largura, 1.827 mm de altura e uma distância entre-eixos de 3.096 mm. As bitolas dianteira e traseira são de 1.570 mm, com altura mínima do solo de 228 mm, permitindo uma boa performance em terrenos irregulares.
O peso total é de 2.061 kg. Os pneus são de medidas 255/65 R17 com altura do flanco de 166 mm, garantindo aderência e estabilidade, e o estepe possui as mesmas especificações.
Na hora de comprar uma picape usada, muitos se deparam com uma dúvida comum: optar por uma versão a diesel ou a gasolina? A resposta para essa questão depende de diversos fatores, incluindo o uso que se pretende dar ao veículo, o custo de manutenção, o consumo e a durabilidade do motor. No mercado de picapes, as versões a diesel são populares entre aqueles que precisam de maior robustez e economia para viagens longas, enquanto as versões a gasolina costumam atrair quem tem um uso mais urbano e não precisa de tanto torque.
Uma das principais vantagens das picapes a diesel é a economia de combustível em comparação com as versões a gasolina. Mesmo que o diesel seja geralmente mais caro por litro, seu consumo costuma ser mais eficiente, o que se traduz em menos paradas nos postos e mais autonomia. Para quem percorre longas distâncias ou faz viagens frequentes, essa economia de combustível faz uma grande diferença no custo final de uso. Além disso, as picapes a diesel são projetadas para oferecerem mais torque, o que facilita o transporte de cargas pesadas e o uso em terrenos difíceis.
Por outro lado, as picapes a gasolina têm a vantagem de um custo inicial mais baixo e uma manutenção mais acessível. Enquanto as picapes a diesel tendem a ser mais caras na compra e na manutenção, os motores a gasolina são mais simples e, em geral, menos custosos para reparos eventuais. Essa opção pode ser ideal para quem não precisa de um veículo tão potente e planeja usar a picape principalmente em trajetos urbanos, onde o consumo de combustível é menor e a exigência de potência é mais baixa.
Outro ponto importante é a durabilidade do motor, que tende a ser mais longa nas picapes a diesel. Isso se deve ao fato de esses motores serem projetados para suportar maiores pressões e cargas, resultando em uma vida útil geralmente superior. Para quem planeja ficar com o veículo por muitos anos ou quer revendê-lo com bom valor de mercado, essa durabilidade pode ser um ponto decisivo. No entanto, vale lembrar que, ao optar por uma picape a diesel usada, é fundamental verificar o histórico de manutenção para evitar problemas futuros, uma vez que motores a diesel mal cuidados podem demandar reparos dispendiosos.