Honda Brio deve vir para o Brasil

O Honda Brio foi projetado para o mercado do Sudeste Asiático, mas um indício da marca japonesa leva a crer em uma mudança de foco: o novo desenho do subcompacto Brio foi registrado no Brasil. Se assim se suceder, o Brio engrossaria a briga dentro da categoria de veículos de entrada.

Notícias
6 dias atrás
Honda Brio deve vir para o Brasil

Globalização do novo Brio

Talvez o sucesso e a liderança de vendas em 2018 do Fit na categoria de minivans, com 27.359 unidades vendidas, tenha levado a Honda em investir em um veículo de entrada no Brasil.

Honda Brio
Honda Brio

Em realidade, a especulação em torno da segunda geração do Brio lançada no Salão do Automóvel da Indonésia, em Jakarta, surgiu em função do registro do desenho do Brio feito no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) do Brasil.

Embora a Honda não tenha se pronunciando sobre o boato, Yoichiro Ueno, presidente da marca na Índia, revelou que o novo compacto Brio “é um modelo global e não exclusivamente para a Índia”.

Brio no mercado brasileiro

Esta não é a primeira vez que se comenta do lançamento do Brio no Brasil. Já em 2011, a Honda alegou que a dificuldade de exportação estava em manter um preço competitivo dentro da categoria de entrada, que por padrão tem um teto baixo.

Na época, cotava-se que o Brio não ficaria por menos de R$ 40.000 e precisaria de um número de vendas de pelo menos 40.000 unidades para compensar o investimento da exportação.

Algo que em si é irrelevante se compararmos com o campeão de vendas de entrada no Brasil, o Chevrolet Onix, com 210.458 unidades vendidas em 2018, sendo o veículo mais vendido entre todas as categorias.

O Brio alcançaria essa proporção? Curiosamente a nova reestilização gerou polêmica e gerou nas redes sociais até o apelido de Onix japonês devido a extrema semelhança da traseira, particularmente pela assinatura dos faróis.

Por outro lado, as dimensões do Brio estão bem mais próximas de uma competição com o Toyota Etios que, por sua vez, teve apenas 27.847 unidades vendidas.

Como fica visto atualmente o mercado nacional também não seria fácil para o Brio. A boa notícia é que concomitante com a notícia do registro do desenho no Brasil, a Honda também anunciou o lançamento da nova fábrica em Itirapina, SP.

Novo Honda Brio

Por enquanto, o novo Brio está sendo vendido na Indonésia e as novidades se notam mais na ampliação da estrutura do compacto, que ficou com a dimensão de comprimento de 3,815 m, largura de 1,680 m, altura de 1,485 m e distância entre eixos de 2,405 m.

Honda Brio RS (foto: Wilzz99 / Wikimedia)
Honda Brio RS (foto: Wilzz99 / Wikimedia)

O Honda Brio está equipado com motor 1.2 16V, com 90 cavalos de potência, 11,2 kgfm de torque, transmissão manual de 5 velocidades ou opcional automática do tipo CVT.

Já no lançamento da Tailândia e Filipinas adotará o motor 1.3, com 100 cavalos de potência, 12,9 kgfm e os mesmos opcionais de câmbio.

O acabamento padrão é o Stya e existe uma versão esportiva com acabamento RS com poucos diferenciais além da estética: nova regulagem de suspensão, aerofólio traseiro e rodas de liga leve de 15 polegadas.

Uma miniatura do Honda Fit

O visual da frente ganhou a assinatura do Honda Fit na grade frontal e nos faróis, em versão meio arredondada, que ficou parecendo uma miniatura do Fit.

No interior a impressão de Fit menor se repete, particularmente nos opcionais de rádio simples com conexões USB, viva-voz, CD/MP3 Player e bluetooth na versão de entrada, bem como na central multimídia e no volante de três raios na topo de linha.

Voltando para uma linha mais conservadora, a Honda adotou uma tampa do porta-malas convencional, em vez de manter a peça inteiriça de vidro.

carro.blog.br

O carro.blog.br é um espaço voltado para quem ama as máquinas que nos fazem companhia tanto na rotina do dia a dia quanto na diversão do final de semana.

Vamos Bater um Papo?